O Flamengo venceu ontem (02/02) o Boavista por 1 a 0 em jogo pelo Campeonato Carioca. A partida foi o último teste antes da viagem até o Marrocos para disputar o Mundial de Clubes em busca do seu segundo título. Campeão em 1981, o Rubro-Negro inicia sua terceira participação no torneio no dia 7 de fevereiro.
Confira a retrospectiva do Flamengo no Mundial de Clubes.
O título
Flamengo com a taça do Mundial em 1981 (Imagem – reprodução/Getty Image)
O Mundial de Clubes tinha um formato diferente em 1981: na época era chamada de Copa Intercontinental e reunia apenas os campeões da América do Sul e da Europa. O Flamengo chegou ao torneio no Japão para enfrentar o Liverpool, time multi-campeão contando com três Champions League, cinco Campeonatos Nacionais, tetracampeão da Supercopa da Inglaterra, num período de 5 anos.
Partida, no entanto, foi contra qualquer previsão. Um baile do Flamengo de Zico para cima dos ingleses. O placar foi 3 a 0, com gols de Nunes (2) e Adílio.
Segunda participação e revanche
A partir de 2005, o Mundial de Clubes mudou para o formato atual, contando com representantes de todos os continentes. Em 2019, o Flamengo vivia momento incrível com Jorge Jesus no banco e craques como Gabigol, Everton Ribeiro e Arrascaeta no campo.
Na semifinal passou pelo Al Hillal, da Arábia Saudita por 3 a 1, com gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e contra de Albulayhi. A decisão foi contra o mesmo adversario de 1981, o Liverpool. O jogo, porém não acabou do mesmo jeito. Foi aberto e terminou os 90 minutos empatados. Na prorrogação, o Liverpool abriu o placar com o brasileiro Roberto Firmino. A partida terminou em 1 a 0 e deixou o Flamengo com o vice-campeonato.
Firmino comemorando seu gol contra o Flamengo na final (Imagem – reprodução/Getty Image)
O Mundial de Clubes de 2023 será a terceira participação do Flamengo na competição, considerando todas as versões do torneio.
- 07/02/2023: Flamengo x Wydad Casablanca ou Al Hilal – Tânger (Marrocos) – Semifinal
Foto Destaque : Pedro marcou gol do Flamengo em vitoria de 1 a 0 sobre o Boavista (Imagem – reprodução/Instagram)