Na última quarta-feira (15), o Flamengo venceu o Volta Redonda de virada por 3 a 1 pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Mas o lance que mais chamou a atenção foi o pênalti perdido por Gabigol. O atacante chegou ao quinto pênalti desperdiçado em 42 cobranças, o que da um aproveitamento de 84%.
O lance aconteceu já nos acréscimos do primeiro tempo: o próprio Gabi foi derrubado dentro da área e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, o jogador bateu fraco no canto esquerdo e então Vinícius Dias, goleiro do Volta Redonda, pulou e defendeu o que seria o gol de empate do Flamengo.
Dos cinco pênaltis perdidos por Gabigol no Flamengo, esse foi o primeiro defendido por um goleiro. Nas outras quatro ocasiões, o novo camisa 10 do Flamengo havia chutado na trave ou para fora.
A última vez que o atacante teve um pênalti defendido foi em 2018, quando ainda defendia a camisa do Santos. Nesta ocasião, quem defendeu foi o goleiro César, na derrota do Santos para o Flamengo por 1 a 0.
Gabigol durante treino do Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)
Vale lembrar que mesmo com o pênalti desperdiçado, o jogador foi fundamental para a virada rubro-negra, e ainda marcou dois dos três gols da vitória Flamengo (o terceiro foi marcado por Pedro).
Confira todos os pênaltis perdidos por Gabigol pelo Flamengo:
- 2020 – Carioca: Flamengo 3 x 0 Botafogo (travessão)
- 2021 – Brasileiro: Flamengo 0 x 1 Santos (trave)
- 2022 – Brasileiro: Flamengo 3 x 0 América-MG (fora)
- 2022 – Brasileiro: Flamengo 4 x 1 Bragantino (trave)
- 2023 – Carioca: Volta Redonda 1 x 3 Flamengo (goleiro defendeu)
Esse foi também o primeiro pênalti desperdiçado por Gabi na temporada. O jogador bateu três penalidades anteriormente e converteu todas, sendo duas contra o Ah-Ahly, pela disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes da FIFA, e um contra o Palmeiras, pela Supercopa do Brasil.
Foto destaque: Gabigol durante treino do Flamengo. Reprodução/Instagram