Na tarde de ontem (30) mais um belo capítulo foi escrito na história do MMA brasileiro, com a coroação do veterano Glover Teixeira como campeão mundial dos meio-pesados no UFC 267. Com performance incontestável o brasileiro derrotou o polonês Jan Blachowicz por finalização no segundo round.
Uma imagem para a história! Glover recebe o cinturão do UFC de Dana White após 20 anos de serviços prestados ao MMA. (Fotografia: Reprodução/Instagram)
O evento aconteceu na famosa “Ilha da Luta” em Abu Dhabi, com um card repleto de brasileiros além de duas disputas de cinturão. Glover bateu Blachowicz na luta principal e no co-main event houve a disputa do cinturão interino dos galos, Petr Yan venceu Cory Sandhagen.
WHAT A FIGHT ????????????
[ #UFC267 | Tune in LIVE on @ESPNPlus | @VisitAbuDhabi | @InAbuDhabi | #InAbuDhabi ] pic.twitter.com/dvSAjeKRQe
— UFC (@ufc) October 30, 2021
Os outros cinco brasileiros da noite competiram no card preliminar. Em embate brasileiro Amanda Ribas derrotou Virna Jandiroba pelos pesos-palha, enquanto Elizeu “Capoeira” voltou a vencer batendo Benoit Saint-Denis. Já Ricardo Ramos e o debutante no evento Allan “Puro Osso” não tiveram tanta felicidade, sendo derrotados por seus oponentes.
Após vitória sobre Blachowicz, a emoção tomou conta de todos ao ouvirem as palavras do novo campeão. (Video: Reprodução/YouTube)
O evento teve grandes confrontos com os lutadores se apresentando muito bem, mas sem dúvida alguma quem roubou a cena na Etihad Arena foi o mineiro Glover Teixeira. A luta se desenrolou com Glover derrubando Blachowicz com facilidade em menos de um minuto de luta, com os dois se mantendo no solo, o brasileiro desferiu algumas cotoveladas e forçou o pescoço do campeão, que permaneceu na defensiva durante o assalto. O combate esquentou de fato no segundo round, com ambos os lutadores trocando golpes. Após um cruzado de Glover entrar, o polonês sentiu e o desafiante o derrubou, dominou as costas de Jan e o finalizou com um estrangulamento.
Com uma carreira de mais de 20 anos no esporte, o mineiro que já foi até deportado dos Estados Unidos por ter residência ilegal, sagrou-se o rei dos meio-pesados em sua segunda oportunidade de título (foi derrotado por Jon Jones na 1ª tentativa em 2014). Emocionou a todos em sua entrevista pós-luta, inclusive o ex-campeão Daniel Cormier que o entrevistava, enquanto descrevia radiante sua trajetória até aquele momento glorioso.
Talk about years in the making for @GloverTeixeira ???? #UFC267 pic.twitter.com/DKamUpNkD6
— UFC (@ufc) October 30, 2021
Embalando sua sétima vitória consecutiva e se mostrando no ápice sua forma física e mental, o brasileiro de 42 anos se tornou o segundo campeão mais velho da história do Ultimate (atrás de Randy Couture que venceu aos 45 anos), ostentando agora um cartel de 33 vitórias e 7 derrotas.
Foto Destaque: Momento em que Glover Teixeira finaliza Jan Blachowicz e fatura o título dos meio-pesados do UFC. Reprodução/Instagram