Lewis Hamilton foi desclassificado por irregularidades encontradas na asa móvel de sua Mercedes durante o treino de ontem(12) para a corrida sprint, que definirá o grid de largada do GP de São Paulo.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>BREAKING: Lewis Hamilton is disqualified from Friday's qualifying session for a technical infringement related to the DRS system<a href=”https://twitter.com/hashtag/BrazilGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#BrazilGP</a> ???????? <a href=”https://twitter.com/hashtag/F1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#F1</a> <a href=”https://t.co/zjgQ4WlArN”>pic.twitter.com/zjgQ4WlArN</a></p>— Formula 1 (@F1) <a href=”https://twitter.com/F1/status/1459569493655572480?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 13, 2021</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O britânico havia recebido um aviso da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) na noite de ontem(12) e sua equipe foi convocada a prestar esclarecimentos para a direção de prova, após uma inspeção realizada no carro 44 da Mercedes, detectaram que a distância entre dois elementos móveis usados no DRS do carro de Hamilton apresentava uma diferença maior do que a permitida pelo regulamento da Fórmula 1, que é de no máximo 85 milímetros de acordo com o Artigo 3.6.3 do documento. Nesta manhã, os comissários da FIA acataram a decisão imposta por Jo Bauer, delegado técnico da prova, e Lewis Hamilton foi desclassificado da sessão que definiu a ordem de largada para a corrida sprint.
(Foto: Reprodução/F1)
A equipe alemã tentou se defender argumentando que a asa passou no teste em sua área central e isso seria o suficiente para não representar uma desobediência ao regulamento, além disso, a Mercedes apresentou um vídeo de Max Verstappen tocando no carro de Hamilton, mas a investigação da FIA constatou que o toque seria insuficiente para causar algum dano ao carro de Lewis.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Daniel-Alves-esta-de-volta-ao-Barcelona-apos-5-anos
Verstappen também foi investigado e punido, porém, recebeu apenas uma multa no valor de 50 mil euros por tocar no carro de Hamilton depois que foi sinalizado o estado de Parque Fechado, onde somente os comissários da FIA podem tocar os veículos.
Com a punição, Lewis teve a sua pole-position anulada e larga na última colocação na corrida sprint de logo mais. O seu concorrente direto ao título, Max Verstappen herda a primeira colocação e larga na frente. A corrida classificatória acontece nesse sábado e define o grid do Grande Prêmio de São Paulo no domingo. Vale lembrar, que Hamilton ainda cumprirá uma outra punição e perderá cinco posições de largada para a corrida de amanhã.
Foto destaque: Reprodução/Motor Sport