A comissão técnica de Tite divulgou para a imprensa a lista final dos 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo no Qatar, que começará dentro de 2 semanas, na tarde desta segunda-feira (07). Jornais do mundo todo noticiaram e se atentaram para algo curioso: dos 26 jogadores, 9 são atacantes, número considerado acima do que geralmente os técnicos convocam.
O jornal espanhol Marca repercutiu a lista de convocados de Tite, divulgada nesta segunda-feira, com surpresa para o número de atacantes chamados pelo técnico da seleção brasileira. Na capa de seu site, a publicação usou algumas exclamações para noticiar que serão nove – Neymar, Raphinha, Richarlison, Vini Jr, Antony, Rodrygo, Gabriel Jesus, Pedro e Gabriel Martinelli. Na Inglaterra e na França, a ausência de Firmino foi manchete. O Independent, jornal britânico, destacou a entrada de Gabriel Martinelli, do Arsenal, na lista de convocados. No L’Equipe, as presenças de Gabriel Jesus e Daniel Alves estamparam a manchete.
Pedro e Éverton Ribeiro, do Flamengo, são algumas das novidades. (Reprodução/Instagram)
Apesar de aparentar ser uma seleção muito jovem para a Copa, com nomes como Vinicius Jr. e Gabriel Martinelli, com 22 anos e 21 anos respectivamente, a seleção escolhida para conquistar o mundo no Qatar tem a segunda maior média de idade da história das Copas. A média do Brasil nesse ano é de 28,4 anos de idade, somente um time na história das copas teve média maior: a seleção de Dunga para Copa de 2010 na África do Sul, com média de 29,3 anos.
Como uma seleção que aparenta ser tão jovem tem uma média tão alta? A resposta está na convocação de Thiago Silva e Daniel Alves, os dois jogadores mais velhos a participarem de uma Copa do Mundo pelo Brasil. O zagueiro do Chelsea, com 38 anos, e o lateral do Pumas, com 39, acabam de passar Djalma Santos, que disputou a Copa de 1966 com 37 anos, e são agora os jogadores mais velhos a disputar a maior competição do planeta.
Veja os 26 convocados para a Copa do Mundo
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla), Danilo (Juventus) e Daniel Alves (Pumas);
Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Chelsea), Eder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus);
Volantes: Casemiro (Manchester United), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle) e Fabinho (Liverpool);
Meio-campistas: Lucas Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo);
Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona) e Antony (Manchester United).
Foto Destaque: Momento em que Tite assina a lista final para a Copa. (Reprodução/Instagram)