Instituto Ítalo Ferreira promove oportunidades para crianças e jovens vulneráveis

Eduardo Nobel Por Eduardo Nobel
4 min de leitura

Na manhã dessa quinta-feira (27), o campeão mundial e medalhista olímpico Italo Ferreira fez um anúncio na sua cidade natal  (Baía Formosa-RN), por meio de uma coletiva de imprensa, que a primeira fase da obra do seu instituto já foi concluída. O instituto, do qual leva o própio nome do atleta, é um projeto desenvolvido pelo Italo Ferreira, do qual se fundamenta em integrar e dar oportunidades para crianças e jovens que se encontram em vulnerabilidade social por meio do esporte. 


Ítalo Ferreira anunciando na manhã dessa quinta-feira a inauguração da primeira etapa do seu instituto (Foto:Reprodução/GE).


Além de atividades de incentivo ao esporte, o instituto fornecerá, através de uma estrutura de 400m2, aulas de idiomas, informática, sustentabilidade e apoio educacional. No momento, 72 crianças já estão sendo acolhidas pela entidade. Até a finalização das obras – evento previsto para o início de 2023 -, a expectativa do atleta é que o instituto possa alcançar até 500 crianças e adolescentes que vivem na linha da pobreza.

O instituto vai ter um impacto muito positivo na comunidade. A gente vai conseguir atingir quase 500 pessoas e a gente pode expandir isso. O trabalho só está começando”, comenta o atleta


Sala de atividades físicas do Instituto Ítalo Ferreira (Foto: Reprodução/GE).


Além de se tornar um campeão mundial, ajudar o próximo também sempre foi um sonho de Ítalo e da sua família – os quais sempre quiseram ampliar a ajuda para jovens e famílias de Baía Formosa. 

Sempre foi o meu sonho poder contribuir mais com o lugar onde nasci e cresci e onde quero continuar vivendo, e o Instituto Italo Ferreira é minha forma de garantir que outros jovens tenham as mesmas oportunidades que eu tive, para que também realizem seus sonhos, construa novas oportunidades de vida. A intenção é impactar diretamente na perspectiva das crianças, fornecendo ferramentas para que elas possam construir um futuro diferente daquele a que estão predestinadas”, declara Ítalo.

O campeão mundial também ressaltou um agradecimento aos seus funcionários e familiares pelo empenho e trabalho duro para levantar o instituto – do qual está sendo construído exatamente onde era, antigamente, a casa dos seus avós.

Minha irmã faz um trabalho incrível no instituto. Ela abriu mão de muita coisa para realmente segurar a barra. Não é um trabalho fácil, precisa de uma dedicação imensa. É muito legal ter a família do meu lado me apoiando nesse momento. Eu tenho outro foco, outro objetivo, que é seguir o meu caminho como surfista profissional, trazendo alegria para a nação brasileira que torce por mim em todos os eventos, principalmente nos maiores objetivos, que são as Olimpíadas. Contar com a minha família e essa torcida é muito especial”, destaca o surfista.

Segundo uma declarção feita pela irmã do atleta, Pollyana Ferreira, atividades já foram iniciadas e que o requisito básico para se tornar membro da instituição é que a criança tenha, ao menos, 60% de frequência escolar.

 

Foto Destaque: Instituto Ítalo Ferreira, entidade fundada pelo própio atleta para promover oportunidades na vida de crianças e jovens que se encontram em uma vulnerabilidade social. (Reprodução/GE)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile