O Brasil será representado por Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Samuel Pupo na divisão masculina dos Jogos ISA, competição que concederá vagas adicionais nas Olimpíadas de Paris 2024. Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa foram convocadas para competir na categoria feminina em Huntington Beach de 17 a 24 de setembro. A classificação da WSL e, posteriormente, da Confederação Brasileira de Surf, servem como critério para os convites (CBSurf). Devido à proximidade da final de Trestles, que determinará o campeão do mundo de 2022, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb não vão disputar a prova de qualificação. A janela de inscrição começa em 8 de setembro.
A equipe vencedora receberá um ingresso adicional para os Jogos Olímpicos de Paris da International Surfing Association (ISA). Normalmente, cada nação concede duas vagas para surfistas, mas durante esta competição, os vencedores recebem uma vaga adicional – uma para homens e outra para mulheres. Este ano e em 2024, haverá duas competições da ISA Games.
Devido à lesão sofrida durante o torneio de Saquarema, Gabriel Medina não disputará o ISA. Ainda há uma chance de que o tricampeão mundial faça parte da equipe olímpica. Os dez melhores homens e oito mulheres (dois de cada nação) no circuito da WSL 2023 receberão ingressos garantidos. Regras semelhantes serão aplicadas em 2024, mas apenas para os 5 melhores homens e 7 mulheres. Para a medalha de ouro, 48 surfistas vão participar.
Jogos Olímpicos de Verão de 2024
Os Jogos da XXXIII Olimpíada, ou mais popularmente conhecidos como Paris 2024, serão um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2024 na cidade de Paris, capital da França (francês: Les Jeux olympiques d’été de 2024 ). A cidade sediará pela terceira vez em sua história; as duas primeiras vezes foram em 1900 e 1924, respectivamente. Os Jogos Olímpicos serão realizados na França por um total de seis vezes. A nação também realizou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 em Savoy, os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968 em Grenoble e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1924 em Chamonix.
Após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, na Coreia do Sul, e antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, que serão realizados em Tóquio, capital do Japão, e dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Pequim, República Popular da China, os Jogos de 2024 será a primeira edição fora de um país do Extremo Oriente em 6 anos e a primeira na União Europeia em 12 anos. As duas cidades candidatas foram Paris e Los Angeles.
Foto Destaque: Italo Ferreira comemora ouro olímpico no surfe. Reprodução/Jonne Roriz / COB.