A Seleção Brasileira perdeu para a Argentina por 1×0 no Maracanã na noite desta quarta-feira (21) em partida válida pela sexta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, e caiu para a sexta colocação na tabela de classificação. Após a partida, Gabriel Jesus falou sobre o seu momento na seleção e sobre as críticas sofridas após o ciclo da Copa do Mundo de 2018.
Apesar da derrota para a Argentina, Gabriel Jesus teve bons momentos em campo. O atacante fez boas jogadas e arrancadas que levaram perigo ao gol da Seleção Argentina. A melhor chance da seleção na partida veio de uma grande arrancada do camisa 9 para a finalização de Martinelli, defendida por Martínez. Após a partida, o atacante falou sobre a seca de gols que os atacantes da Seleção passam, e disse que os gols devem sair naturalmente, apesar de não se identificar como um grande fazedor de gols como foram Romário, Ronaldo, Careca e outros grandes goleadores da história da seleção, e disse:
“Eu tento, eu busco, me movimento, ajudo a equipe. O gol é inevitável. Acredito que não seja meu ponto forte. Mas eu faço gol, estou lá para fazer gol, tanto que fiz gol aqui na seleção. E quando voltar a fazer gol, vai acontecer. É trabalhar, eu não sou de rebater crítica ou ficar feliz por elogio. Nada me incomoda mais”
Ciclo da Copa do Mundo de 2018
Essa análise de Gabriel Jesus valida os questionamentos ao atacante após passar em branco na Copa do Mundo de 2018. Contudo, a ascensão do atacante na seleção foi de muitos gols. O atacante terminou as eliminatórias como o artilheiro da equipe nas eliminatórias, quando marcou sete gol em dez jogos. Neymar foi o vice-artilheiro, com seis gols em 14 jogos. As críticas após a Copa do Mundo de 2018 podem ter feito o jogador rever a sua visão sobre o seu estilo de jogo. O atacante refletiu sobre o pós-copa e chegou à conclusão de que o futebol é a sua prioridade de vida e disse:
“Tem coisas que me incomodaram bastante no ciclo pós-Copa de 2018. Eu era mais jovem, tinha outra cabeça. Hoje sou mais maduro, entendo que o futebol é uma prioridade para mim e sempre vou dar minha vida para fazer o melhor, principalmente na seleção brasileira”
Assista aos melhores momentos de Brasil 0x1 Argentina. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)
Na Premier League
Pelo Arsenal, o atacante foi o quarto jogador que mais marcou gols na Premier League, com 10 gols, cinco a menos que o artilheiro da equipe Gabriel Martinell. Contudo, a sua média de gols por partidas é um pouco superior a do seu companheiro de equipe e seleção, tendo Jesus uma média de 0,48 contra 0,45 de Martinelli.
Esse foi o último desafio da seleção em 2023. Os próximos confrontos serão os amistosos contra Inglaterra e Espanha no início de 2024, ainda sob o comando de Fernando Diniz. Após os amistosos, é esperada a chegada de Carlo Ancelotti, que assumirá a seleção na Copa América de 2024 nos Estados Unidos.
Foto destaque: Gabriel Jesus em jogo pela Seleção Brasileira (Reprodução/Instagram/@dejesusoficial)