O jornal de Valencia Superdeporte fez uma publicação chamando Vinicius Junior de “Pinóquio”, por conta das atitudes do brasileiro na tentativa de combater o racismo sofrido contra o clube espanhol. O Real Madrid se irritou com a provocação do portal e declarou insatisfação em algo que “beira ao criminoso”.
Isso aconteceu porque Vini Jr. apareceu no Tribunal de Justiça de Madri na última quinta-feira (05), para prestar depoimento sobre os insultos racistas que aconteceram no dia 21 de maio, em partida contra o Valencia. Através de videoconferência, o atacante do clube merengue disse ser vítima, em episódio no Estádio Mestalla.
Posicionamento do Valencia
Em nota oficial, o Valencia criticou as medidas tomadas pelo brasileiro, após apresentar o caso na justiça. O time da Espanha defendeu os seus torcedores presentes na ocasião e ainda ressaltou que o racismo não deve ser combatido por meio de mentiras.
Vini Jr. ajoelhado em gesto contra o racismo (Foto: Reprodução/Instagram/@vinijr)
“O clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração”, declarou o clube espanhol.
Episódio de racismo
O episódio aconteceu no dia 21 de maio, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, dentro do Estádio Mestalla. Ainda na temporada 2022/23, o Real Madrid acabou sendo derrotado pelo Valencia por 1 a 0, e Vinicius Junior foi expulso do jogo aos 97 minutos.
A partida ficou paralisada por alguns minutos, após o brasileiro flagrar integrantes da torcida rival imitando sons de macaco. Nenhuma medida foi tomada no momento, mas o clima tenso do confronto gerou uma confusão entre Vini Jr. e um jogador do Valencia. Na ocasião, o VAR foi acionado e apenas o atleta do Real Madrid foi punido com a expulsão.
Foto destaque: Vinicius Junior. Reprodução/Instagram/@vinijr