A World Archery, a Federação Internacional de Tiro com Arco divulgou os indicados a melhor atleta do ano de 2022 e a lista conta com um brasileiro. Marcus D’Almeida está entre os cinco melhores do ano. O brasileiro disputará com o campeão olímpico, Mete Gazoz, da Turquia; o espanhol Miguel Alvariño; o alemão Floiran Unruh; e o coreano Kim Woojin.
A votação é feita pelo público de forma online através do site oficial da World Archery. A votação se encerra no próximo dia 28 de fevereiro. Além da categoria em que Marcus se encontra, que é o arco recurvo, serão escolhidos atletas das categorias no arco composto (essa prova não é olímpica, porém, está presente nos jogos Pan-americano), o melhor paratleta, a superação do ano, o melhor técnico e o melhor árbitro.
Dentre todas as categorias, ainda será decidido por um colegiado o melhor atleta do esporte no ano.
Marcus concorre a atleta do ano (Foto: Reprodução/WorldArchery)
Marcus foi campeão do Pan-Americano de 2022 e ganhou o prêmio de melhor atleta com tiro com arco no Prêmio Brasil Olímpico, que será premiado na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro. O jovem carioca que é o vice campeão mundial de 2021, tem duas Olimpíadas no currículo e pretende estar em 2026, na França.
Além de Marcus, outros brasileiros concorrem ao prêmio Brasil Olímpico, que ocorre na quinta-feira, no Rio. Confira os brasileiros:
Categorias:
ATLETA DO ANO
Candidatos:
Feminina: Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística)
Masculina: Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem de velocidade)
ATLETA DA TORCIDA
Candidatos:
Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística)
INSPIRE
Candidatos:
Ana Marcela Cunha (águas abertas), Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rebeca Andrade (ginástica artística) e Rafaela Silva (judô)
MELHORES ATLETAS DOS JOGOS DA JUVENTUDE:
Vencedores
Feminino: Bianca Reis (judô)
Masculino: José Olímpio (ginástica artística)
MELHORES TREINADORES
Vencedores:
Esportes coletivos: José Roberto Guimarães (vôlei)
Esportes individuais: Felipe Siqueira (atletismo).
Foto destaque: Marcus D’Almeida concorre a prêmio de atleta do ano. Reprodução/AgênciaBrasil.