Max Verstappen vence GP da Arábia Saudita em prova decidida nas últimas voltas

Mauricio Campelo Por Mauricio Campelo
4 min de leitura

O caminho de Max Verstappen para defender seu título mundial de Formula 1 finalmente começou  a ter seus primeiros pontos conquistados. Após um problema de distribuição de combustível forçar o holandês a abandonar a prova do Bahrein, na Arábia Saudita o motor da Red Bull além de funcionar perfeitamente, ainda foi mais rápido que a unidade de potência da Ferrari.

Quem largou na Pole Position foi Sergio Perez na outra Red Bull, e liderou as primeiras 15 voltas da prova, até ir para os boxes trocar os pneus. Na volta seguinte, Nicholas Latifi perdeu a traseira do carro e chocou sua Williams no muro, e o carro de segurança foi acionado para retirada do carro e limpeza de pista.

 Após os pitstops de quase todos os carros, Leclerc liderava Verstappen, que a partir da re largada era seguido por Sainz, Perez seguia em quarto. Hamilton era o sétimo colocado, tentando utilizar a estratégia diferente a seu favor, já que em acerto e velocidade, sua Mercedes estava abaixo da concorrência.

Fernando Alonso poderia ser um dos pilotos do dia, já que travou uma bela disputa com seu companheiro Esteban Ocon no início da prova, mas na volta 37 repentinamente perdeu potência e foi forçado a abandonar, mesmo caso de Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas. O finlandês foi o único que conseguiu retornar aos boxes, então o Safety Car foi novamente acionado para retirar a Alpine de Alonso e McLaren de Ricciardo do circuito.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>How good was Max vs. Charles?! <a href=”https://twitter.com/hashtag/SaudiArabianGP?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#SaudiArabianGP</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/F1?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#F1</a> <a href=”https://t.co/e0Tdl9Kpm5″>pic.twitter.com/e0Tdl9Kpm5</a></p>&mdash; Formula 1 (@F1) <a href=”https://twitter.com/F1/status/1508167974871461888?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O segundo carro de segurança parecia ser a sorte grande de Hamilton, que ainda não tinha trocado os pneus, mas como os carros de Alonso e Ricciardo pararam na entrada dos boxes, o pitlane foi fechado, e Hamilton trocou os pneus sob bandeira verde.

A prova re começou faltando apenas nove voltas para a bandeirada, Verstappen atacou Leclerc e assumiu a liderança, o monegasco contra atacou na volta seguinte e voltou a assumir a ponta. Verstappen poupou equipamento, até que restando apenas três voltas para o final da prova, atacou Leclerc pela última vez e assumiu a ponta da prova até receber a bandeirada e conquistar sua primeira vitória em 2022. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.

Verstappen agora é o terceiro colocado no mundial de pilotos, 20 pontos atrás do líder, Charles Leclerc e 8 atrás de Sainz. Já na classificação de construtores a Ferrari lidera com 78 pontos, 40 de vantagem para a Mercedes, que tem apenas 1 ponto de vantagem para a Red Bull. A Fórmula 1 agora embarca para a Austrália onde o circuito de Albert Park voltará a sediar a etapa australiana da categoria após dois anos de ausência.

Foto Destaque: Verstappen no pódio em Jedá. Créditos: Reprodução/Twitter/Red Bull Racing

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile