A posse presidencial do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva não contou com a presença do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro na passagem da bandeira presidencial. Representantes da sociedade foram então escolhidos para subir ao Palácio do Planalto com Lula e entregar a faixa ao novo chefe do Executivo neste domingo.
Um deles era Francisco Carlos do Nascimento e Silva, que possui 10 anos. Francisco mora perto de Itaquera, na zona leste de São Paulo, onde fica o estádio do Corinthians, a Neo Quimica Arena. Ele é filho de uma assistente social e de um advogado envolvidao em causas sociais. O garoto tem raízes profundas no esporte e é um nome muito promissor na natação paulistana.
Em outubro, Francisco Carlos se sagrou campeão paulista da categoria mirim nos 50m costas, na 2ª Etapa do Circuito Mirim Paulista. O jovem nadador corintiano também conquistou a medalha de prata nos 100m medley na competição estadual, ao ficar apenas 34 centésimos de segundo atrás do primeiro colocado.
Com os bons resultados, somados ao desempenho na 1ª Edição do Circuito Mirim Paulista, rendeu ao atleta do Corinthians a primeira posição no ranking da categoria, com sete pontos à frente do segundo lugar.
Francisco Carlos, atleta do Corinthians, segurando troféu (Foto: Reprodução/Twitter)
A cerimônia de entrega da faixa para Lula contou com um grupo formado por oito pessoas. Além de Francisco Carlos, morador de Itaquera, estiveram presentes: Aline Souza (catadora de materiais recicláveis), Raoni Mtuktire (Cacique e líder indígena), Weslley Viesba Rodrigues (metalúrgico do ABC), Murilo de Quadros Jesus (professor de português), Jucimara Fausto dos Santos (cozinheira que ficou dez meses na Vigília Lula Livre), Ivan Baron (influencer anticapacitista) e Flávio Pereira (artesão que ficou 580 dias na vigília Lula Livre).
Foto destaque: Francisco Carlos junto com o presidente Lula. Reprodução/Ricardo Stuckert