Um dos circuitos mais tradicionais do mundo, Spa-Francorchamps, na Bélgica, passou por complexas reformas, com um investimento de 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões). Entretanto, devido a questões contratuais, as provas da Fórmula 1 poderão deixar de ser disputadas no local a partir de 2023. A clássica pista está na F1 desde 1950, com 52 edições em seu solo.
As obras de infraestrutura tiveram como objetivo principal a segurança dos pilotos e incluíram a restauração do asfalto, substituição e aumento de áreas de escape, realocação das barreiras de proteção e a ampliação dos pontos de escoamento. A lendária curva Eau Rouge, também recebeu uma nova barreira. A última vez que a pista foi recapeada foi em 2002.
A nova pista, que receberá o GP da Bélgica neste domingo, já foi testada por Max Verstappen. O piloto belga teve a oportunidade de explorar as mudanças do circuito através de um vídeo promocional gravado para a Red Bull. O campeão mundial pilotou o Red Bull-Renault RB7 usado por Sebastian Vettel na conquista do título de 2011 (os testes de pista com carros atuais são restritos).
Verstappen teve o privilégio de estrear a ‘nova’ pista. (Foto: Reprodução/Red Bull)
Além de Spa-Francorchamps, Paul-Ricard (GP da França), Motecarlo (Mônaco), Spielberg (Áustria) e Autódromo Hermanos Rodríguez (México), também tem contratos que se encerram em 2022, ambos sem expectativa de extensão até o momento. O circuito deste domingo (28) pode ser o último de Spa na F1.
Com a possível saída de Spa, os rumores para substitutos para integrar o calendário de 2023 incluem o Circuito de Kyalami (África do Sul), o retorno da China, que se ausentou em 2020 em função da pandemia de Covid-19 e do Catar, fora em 2022 função da Copa do Mundo de futebol. O campeonato de 2023 também terá a estreia de Las Vegas.
A saída de um circuito tão tradicional para a F1 não agradou os fãs, tampouco os pilotos. Recentemente, o piloto da McLaren, Nando Morris, não poupou críticas à possível retirada de Spa da F1: “É uma corrida histórica para a Fórmula 1. É a mesma coisa que Mônaco, que, pelo que sei, sequer paga para estar no calendário. É o mesmo que Monza e outras. Sinto que essas deveriam existir enquanto a F1 existir. Indagou o piloto, que ainda disse que “hoje no esporte é tudo sobre dinheiro.”
Outro piloto que já havia expressado sua decepção com a saída de Spa, havia sido o próprio Verstappen.
O GP da Bélgica ocorre neste domingo (28), às 10h (de Brasília).
Foto Destaque: Spa é um dos mais tradicionais circuitos da F1. Divulgação/Circuit de Spa-Francorchamps.