Mesmo após mudanças, Spa pode deixar F1 em 2023

Um dos circuitos mais tradicionais do mundo, Spa-Francorchamps, na Bélgica, passou por complexas reformas, com um investimento de 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões). Entretanto, devido a questões contratuais, as provas da Fórmula 1 poderão deixar de ser disputadas no local a partir de 2023. A clássica pista está na F1 desde […]

25 ago, 2022

Um dos circuitos mais tradicionais do mundo, Spa-Francorchamps, na Bélgica, passou por complexas reformas, com um investimento de 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões). Entretanto, devido a questões contratuais, as provas da Fórmula 1 poderão deixar de ser disputadas no local a partir de 2023. A clássica pista está na F1 desde 1950, com 52 edições em seu solo.

As obras de infraestrutura tiveram como objetivo principal a segurança dos pilotos e incluíram a restauração do asfalto, substituição e aumento de áreas de escape, realocação das barreiras de proteção e a ampliação dos pontos de escoamento. A lendária curva Eau Rouge, também recebeu uma nova barreira. A última vez que a pista foi recapeada foi em 2002.

A nova pista, que receberá o GP da Bélgica neste domingo, já foi testada por Max Verstappen. O piloto belga teve a oportunidade de explorar as mudanças do circuito através de um vídeo promocional gravado para a Red Bull. O campeão mundial pilotou o Red Bull-Renault RB7 usado por Sebastian Vettel na conquista do título de 2011 (os testes de pista com carros atuais são restritos).


Mesmo após mudanças, Spa pode deixar F1 em 2023

Verstappen teve o privilégio de estrear a ‘nova’ pista. (Foto: Reprodução/Red Bull)


Além de Spa-Francorchamps, Paul-Ricard (GP da França), Motecarlo (Mônaco), Spielberg (Áustria) e Autódromo Hermanos Rodríguez (México), também tem contratos que se encerram em 2022, ambos sem expectativa de extensão até o momento. O circuito deste domingo (28) pode ser o último de Spa na F1.

Com a possível saída de Spa, os rumores para substitutos para integrar o calendário de 2023 incluem o Circuito de Kyalami (África do Sul), o retorno da China, que se ausentou em 2020 em função da pandemia de Covid-19 e do Catar, fora em 2022 função da Copa do Mundo de futebol. O campeonato de 2023 também terá a estreia de Las Vegas.

A saída de um circuito tão tradicional para a F1 não agradou os fãs, tampouco os pilotos. Recentemente, o piloto da McLaren, Nando Morris, não poupou críticas à possível retirada de Spa da F1: “É uma corrida histórica para a Fórmula 1. É a mesma coisa que Mônaco, que, pelo que sei, sequer paga para estar no calendário. É o mesmo que Monza e outras. Sinto que essas deveriam existir enquanto a F1 existir. Indagou o piloto, que ainda disse que “hoje no esporte é tudo sobre dinheiro.”

Outro piloto que já havia expressado sua decepção com a saída de Spa, havia sido o próprio Verstappen.

O GP da Bélgica ocorre neste domingo (28), às 10h (de Brasília).

 

Foto Destaque: Spa é um dos mais tradicionais circuitos da F1. Divulgação/Circuit de Spa-Francorchamps.

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