Lionel Messi iniciou as eliminatórias para 2026 quebrando recordes. Nesta terça-feira (17), o argentino balançou as redes duas vezes em partida contra o Peru, em Lima. Assim, o atacante chegou a marca de 31 gols na competição classificatória para a Copa do Mundo e passou Suárez como maior artilheiro do torneio.
Melhores momentos da partida entre Argentina e Peru. (Foto: reprodução/ Youtube/ CONMEBOL)
Recorde pessoal
Aos 30 minutos do 1° tempo, o craque da seleção Argentina abriu o placar com um chute considerado de primeira. Posteriormente, aos 40, ele ampliou a vantagem contra o Peru. Assim, o craque chegou a marca de 31 gols em 63 partidas na competição.
Antes da edição atual, quem detinha o marco de maior goleador da história das Eliminatórias Sul-Americanas era Luis Suárez, amigo próximo de Messi e ex-companheiro de Barcelona. Falando em números, o uruguaio tem 29 gols em 62 partidas no torneio classificatório. Este ano, as estatísticas não aumentarão, uma vez que o atacante não esteve em nenhuma convocação do técnico Marcelo Bielsa.
Embora seja o maior artilheiro das Eliminatórias Sul-Americanas em números gerais, Lionel Messi nunca terminou uma edição do torneio sendo o principal goleador. A campanha da Copa do Mundo de 2014 foi seu melhor desempenho, quando marcou 10 vezes. Contudo, Suárez carimbou 11.
Lista dos 10 maiores artilheiros das Eliminatórias Sul-Americanas:
-
Lionel Messi (Argentina) – 31 em 63 jogos
-
Luis Suárez (Uruguai) – 29 gols em 62
-
Marcelo Moreno (Bolívia) – 22 em 62
-
Alexis Sánchez (Chile) – 20 em 59
-
Hernán Crespo (Argentina) – 19 em 33
-
Marcelo Salas (Chile) – 18 gols em 32
-
Edinson Cavani (Uruguai) – 18 em 49
-
Ivan Zamorano (Chile) – 17 em 24
-
Arturo Vidal (Chile) – 17 em 52
-
Neymar (Brasil) -16 em 28
Máquina de feitos
Lionel Messi também defende o posto de maior artilheiro de uma seleção Sul-Americana, sendo 106 gols em 178 jogos pela Argentina. No ano passado, no Catar, ele se tornou o jogador com mais partidas de Copa do Mundo, são 26 em 5 edições. Mais recentemente, em agosto, o camisa 10 virou o atleta com a maior quantidade de títulos na história do futebol acumulando um total de 42 conquistas.
Foto de Capa: Messi de braços abertos comemorando vitória contra o Peru. Foto/ Reprodução/ Instagram/ @leomessi