O ex-técnico e multicampeão pelo São Paulo, Muricy Ramalho, decidiu largar sua aposentadoria em 2021 e aceitar o convite do então novo presidente Júlio Casares para ser coordenador técnico do time, e participar do processo do processo de reconstrução do clube.
Influência nos bastidores e dentro de campo
Muricy atua forte nos bastidores do clube. Foi ele quem indicou e apostou na contratação do técnico Hernán Crespo, que mais tarde ganharia o Campeonato Paulista de 2021 e tiraria o time da fila de títulos após 9 anos, e também foi Muricy quem viabilizou tanto a permanência quanto a saída de Rogério Ceni do time, após uma passagem com duas finais de campeonato (Sul-Americana e Paulista) perdidas.
Além disso, exercendo a função de coordenador técnico do time, Muricy Ramalho tem contato direto com o treinador e os jogadores do clube, e sua influência dentro do São Paulo acaba sendo retratada quando o time entra em campo. Seja por indicações de contratações ou pela conversa direta com jogadores.
Muricy Ramalho no CT da Barra Funda. (Foto:Reprodução/Instagram/@muricyramalhoreal)
“Uma situação que foi fundamental foi em 2021, o Luciano estava fora, com o pulso quebrado, nós estávamos perto da zona de rebaixamento. Eu conversei com ele, convenci ele a jogar, pus ele para falar com o Rogério, e ele foi para o jogo. Naquele dia, ele fez dois gols e ajudou a gente a não cair. Então assim, eu escolhi uma forma discreta de trabalhar. Todo dia vai jogar na minha sala, conversa, mas eu não quero aparecer mais. Quem tem que aparecer é o treinador”, comenta Muricy.
Histórico no São Paulo
Considerado por muitos um dos maiores ídolos da história do São Paulo, Muricy Ramalho mantem sua relação com o clube desde muito cedo. Revelado nas categorias de base do São Paulo, atuou como jogador do clube de 1973 a 1979.
Se tornou auxiliar técnico de Tele Santana em 1993 e depois, seguiu carreira como treinador em outros clubes. Voltou ao São Paulo em 2006 e foi tricampeão brasileiro nos anos seguintes. Em 2013 retornou ao clube com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento e em 2014, conquistou o vice-campeonato brasileiro.
Foto Destaque: Muricy Ramalho e o técnico Dorival Junior, com a taça da Copa do Brasil 2023. Reprodução/Instagram/@muricyramalhoreal