Nesta quarta-feira (21), Liverpool e Real Madrid se enfrentaram pelo jogo de ida das oitavas de final da maior competição de clubes do mundo, a Uefa Champions League.
Em uma temporada em que nenhum dos dois times está vivendo grande momento, o clube espanhol comandado por Vinicius Jr, humilhou os Reds em pleno Anfield por 5 a 2 e praticamente encaminhou sua classificação para as quartas de finais do torneio. Foi a primeira vez que um time conseguiu marcar cinco gols no Liverpool em Anfield, em uma competição da Uefa.
História do jogo
O Liverpool não vence o Real Madrid pela competição europeia desde a temporada de 2008/09, quando enfrentou o clube espanhol também nas oitavas de final daquela edição. Dessa vez parecia que as coisas seriam diferentes, quando logo aos 4 minutos do primeiro tempo, Mohamed Salah fez uma bela jogada pela direita e cruzou para Darwin Núñez marcar um golaço de letra.
O clube inglês não parou por ai, poucos minutos depois, aos 14, Courtois, eleito melhor goleiro do mundo em 2022, teve uma falha bizarra e deixou Salah sozinho para marcar o segundo gol do Liverpool.
O jogo parecia estar completamente dominado pelos Reds, mas o Real Madrid mais uma vez mostrou o porquê é o maior campeão da Champions League, um time frio, que não se abala por nada, e então Vinicius Júnior, aos 21 minutos do primeiro tempo, no meio de três marcadores conseguiu um lindo chute no canto esquerdo de Alisson, que não teve chance alguma de defesa.
Aos 35 minutos ainda do primeiro tempo, foi a vez do brasileiro Alisson entregar um gol para o Real Madrid, ele recebeu um passe de Joe Gomez, foi devolver e acabou chutando a bola em cima de Vini Jr. A bola voltou direto para o gol.
O primeiro tempo terminou no placar de 2 a 2, mas logo aos 3 minutos do segundo tempo veio a incrível virada do Real Madrid. Vini Jr sofreu falta na ponta esquerda, Luka Modric foi para a batida e Eder Militão, livre de marcação, testou forte para o fundo do gol.
O jogo virou goleada quando Benzema tabelou com Rodrygo e chutou de primeira da entrada da área. A bola ainda desviou na defesa do Liverpool e entrou no gol de Alisson.
O quinto e último gol saiu depois de uma roubada de bola de Modric no meio de campo, que rapidamente lançou para Vini Jr. O brasileiro levou a bola até a intermediária e tocou para Benzema, que ainda driblou o Alisson e mandou a bola para o fundo das redes.
Benzema e Alisson durante jogo (Foto: Reprodução/Instagram)
Ficha técnica:
Resultado: Liverpool 2 x 5 Real Madrid
Data e horário: 21 de fevereiro de 2023, às 17 horas (de Brasília)
Local: Estádio de Anfield, em Liverpool (ING)
Árbitro: Istvan Kovacs (Romênia)
Cartões amarelos: Elliott (Liverpool); Vinícius Jr. (Real Madrid)
Gols: Darwin Núñez aos 4′, Salah aos 14′, Vinícius Jr. aos 21′ e aos 35 minutos do primeiro tempo. Militão aos 3′, e Benzema aos 10′ e 22 minutos do segundo tempo.
Escalação Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez (Matip), Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson (Milner) e Bajcetic (Elliott); Salah, Gakpo (Firmino) e Darwin Núñez (Diogo Jota). Técnico: Jurgen Klopp.
Escalação Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Rudiger e Alaba (Nacho); Camavinga, Valverde e Modric (Kroos); Rodrygo (Ceballos), Benzema (Asensio) e Vinícius Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Com o resultado, o clube espanhol pode perder de até dois gols de diferença no Santiago Bernabéu, que mesmo assim se classificará para a próxima fase. O jogo de volta está marcado para o dia 15 de março.
Foto destaque: Reprodução/Instagram