Renata Silveira faz história no jornalismo esportivo, se tornando a primeira mulher a narrar uma Copa do Mundo em TV aberta. Quando ainda estava no princípio de sua cerreira, a inexperiência não a fez perder a oportunide de narrar uma copa do mundo, ela disputou com outras 80 mulheres para narrar a copa de 2014, Renata venceu a competição e narrou dois jogos da copa naquele ano. A narradora carioca narrou a Copa de 2014 na rádio Globo, e a Copa de 2018 pelos extintos canais fechados Fox sports. Ainda em 2014, venceu o prêmio “Garota da voz”.
Renata Silveira, narradore e Jornalita esportiva da rede Globo (Foto: Reprodução/ Instagram)
Renata tem 33 anos, nascida na zona Norte do RJ, é formada em educação física e fez pós graduação em Jornalismo esportivo.
Além de ser a primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo em TV aberta, fez história também, ao ser a primeira mulher a ser contratada pela Globo para narrar partidas de futebol, em 2020.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Faltam 2 dias! <a href=”https://t.co/bN51gBi8Ba”>https://t.co/bN51gBi8Ba</a></p>— Renata Silveira (@renatasilveirag) <a href=”https://twitter.com/renatasilveirag/status/1593657566143434752?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Na partida de hoje, além de ser a primeira mulher a narrar um partida de Copa em tv aberta, narrou a estréia de Dinamarca x Tunisia, e com a Dinamarca em campo, ela tem história para contar: ela narrou, pela SporTV, a partida entre Dinamarca x Finlândia. Nessa ocasião, aconteceu a tragédia envolvendo o meio-campista dinamarquês Christian Eriksen, que caiu desacordado e sofreu uma parada cardíaca, em disputa pela Eurocopa, em junho de 2021.
Em entrevista ao UOL, ela fala a respeito de sua estréia ser em um jogo especial para ela “A minha estreia não poderia ser melhor, já que vou narrar um jogo da Dinamarca, o que torna esse dia ainda mais especial, por ser uma seleção que conheço muito bem e agora terei a oportunidade de contar uma história bem diferente daquela da Eurocopa”.
Hoje, já recuperado do incidente, Eriksen entrou em campo normalmente, em partida contra a Tunísia, em partida pelo grupo D, que também é composto por Austrália e França, que jogam hoje às 16h do horário de Brasília.
Foto Destaque: Renata Silveira, Jornalista esportiva e narradora de Futebol dsegurando réplica do troféu da Copa. Reprodução/Instagram.