Na última sexta-feira (24), foram disputadas as repescagens masculinas e femininas do Rio Pro 2022, em Saquarema – evento que segue até o próximo dia 30. O dia foi de altos e baixos para os brasileiros, enquanto Caio Ibelli recebeu a primeira nota 10 do evento, o tricampeão mundial, Gabriel Medina, foi eliminado, e por conta de uma lesão deverá ficar ausente do surfe por um período de 6 a 8 semanas.
Caio Ibelli supera o compatriota Jadson André (Foto: Thiago Diz/World Surf League)
“Foi irado, Saquarema nunca decepciona! Fazer uma nota 10 com todo esse público na areia foi realmente demais. Eu já éstava mirando esse tubo na direita desde ontem, e hoje consegui pegar esse tubão, que foi a minha primeira nota 10 da minha carreira, no CT”, disse Caio, classificado para as oitavas.
Gabriel Medina
Na derrota para o australiano, Callum Robson, por 15.57 a 10.37, o brasileiro tentou executar um aéreo – manobra na qual é especialista e uma das que mais pontuam nas competições de surfe, e sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Dessa forma, Medina está fora da etapa de Jeffreys Bay (África do Sul), que começa em 12 de julho.
De acordo com informações do Globo Esporte, o empresário do surfista, Felipe Stanford, disse que Gabriel será reavaliado clinicamente:
“Este foi o primeiro diagnóstico que nós recebemos. Daqui a duas semanas, o Gabriel será reavaliado e existe a possibilidade que esse período de afastamento mude”, afirmou o empresário.
Gabriel Medina acabou eliminado em Saquarema (Foto: Daniel Smorigo/WSL)
O atleta fez questão de se comunicar e atualizar os fãs nas redes sociais:
“Pessoal, hoje no final de tarde fiz ressonância magnética nos dois joelhos e foi constado uma lesão grau 2 para 3 do ligamento colateral medial do joelho esquerdo. No joelho direito somente a contusão, sem lesões. O tempo de recuperação deve ser de 4 a 6 semanas. Daqui a 2 semanas vamos reavaliar e ter um prognostico mais preciso. Neste cenário, estarei de fora da etapa de JBay, na África do Sul. Semana que vem começo a fisioterapia e tenho certeza que irei voltar ainda mais forte! Obrigado pelo apoio incondicional de vocês! Juntos somos mais fortes!”, disse Medina em postagem no Instagram.
Rio Pro 2022
Na sequencia do evento serão realizadas as oitavas de finais masculinas e femininas, confira os confrontos:
Oitavas de final masculina
Jack Robinson (AUS) x Mateus Herdy (BRA)
Caio Ibelli (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
Italo Ferreira (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
Miguel Pupo (BRA) x Nat Young (EUA)
Filipe Toledo (BRA) x Miguel Tudela (PER)
Connor O’Leary (AUS) x Matthew McGillivray (AFS)
Ethan Ewing (AUS) x Yago Dora (BRA)
Callum Robson (AUS) x Jackson Baker (AUS)
Semifinal feminina
Johanne Defay (FRA) x Gabriela Bryan (HAV)
Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
Foto em Destaque: Gabriel Medina. Reprodução: Instagram