No último domingo (17), aconteceu a eleição para presidência do Boca Juniors. Com uma votação histórica em uma eleição com 46,4 mil votos, o ex-jogador Juan Román Riquelme foi eleito presidente do time argentino. Riquelme venceu com 30.318 votos, totalizando 68% da votação, contra 15.949 de Andrés Ibarra, o segundo colocado, que teve o apoio do ex-presidente argentino Mauricio Macri.
A eleição
O ex-jogador Riquelme vai assumir a cadeira da presidência no lugar de Jorge Amor Ameal, e seu mandato vai até o final do ano de 2027. Ele estava como vice-presidente do clube há quatro anos. Agora como presidente, um dos desafios é fazer a mesma história dos tempos de jogador, quando conquistou um mundial e três libertadores.
As eleições desse ano foram marcadas por diversas denúncias de corrupção entre os possíveis candidatos, que acabou fazendo com que o pleito fosse remarcado, que antes estava previsto para acontecer no dia 3 de dezembro, só acontecesse agora no dia 17 de dezembro. Mesmo com a autorização, os candidatos e sócios sob suspeita continuam em investigação, podendo ocasionar reviravoltas no resultado definitivo.
Quem marcou presença também nas eleições do Boca Juniors neste domingo, foi o atual presidente da Argentina, Javier Milei. Porém, sua presença não foi tão bem recebida pelos presentes, que o vaiaram por conta do seu apoio declarado ao ex-presidente do clube, Mauricio Macri.
Boca Junior postou em suas redes sociais o resultado (Foto: reprodução/ Instagram/ @bocajrsoficial)
Quem é Riquelme
Juan Román Riquelme tem 45 anos, nasceu no dia 24 de junho de 1978, em San Fernando, Argentina. É um ex-jogador e atual dirigente esportivo da argentina, onde atuava como meia-atacante. É tido como ídolo master pelo Boca Juniors, Riquelme conquistou 15 títulos, entre eles três Libertadores da América. Ele é considerado o jogador argentino mais habilidoso de sua geração, Riquelme combina habilidades com técnica e visão de jogo apurada além de ser um excelente cobrador de faltas.
Foto destaque: Riquelme (Reprodução/ Instagram/ @bocaprioridad)