Ronaldo Fenômeno enxerga que o Brasil possui uma desvantagem em relação ao futebol internacional, principalmente o europeu. Essa situação não envolve somente os treinadores do país, mas todo o processo de formação dos jogadores no Brasil. O ex-jogador, que atualmente é responsável pela gestão do Cruzeiro, comentou algumas falhas do Flamengo com o Vini Jr.
O craque acompanhou de perto a chegada de Vini no Real Madrid em 2018, quando o jogador desembarcou no continente europeu com pouca experiência, esse fato condicionou análises de que o futuro dele seria repleto de empréstimos a clubes menores em pouco tempo. Esses comentários ocorrem em uma entrevista ao podcast “Mano a Mano”.
Ronaldo Fenômeno e Vini Jr.. Foto: reprodução/Reuters
Ronaldo revelou: “durante muitos anos, os talentos que saíam, saíam porque são talentos e,muitas vezes, brutos. Um caso muito claro é do Vinícius Jr. Ele foi vendido para o Real Madrid com 18 anos, faz o primeiro ano no time B do Real Madrid”. Ele ainda completou: “você via que não era um atleta refinado, tanto que todo mundo falava que seria emprestado por lá, até voltar ao Brasil”.
O craque vê o Vini Jr. como um dos principais nomes do futebol atualmente, porém com grande peso da formação que teve nos últimos anos, na Espanha. Ronaldo comenta algumas falhas básicas apresentadas pelo jogador na hora que saiu da equipe carioca.
O ex-jogador falou: “melhorou demais com programas de treinamentos, metodologia profissional, com ajuda de grandes profissionais. Ele mudou da água para o vinho em dois anos. Hoje, ele é o jogador mais decisivo, mais determinante do futebol mundial”.
Ronaldo Fenômeno, que atualmente é parte importante do futebol nacional, ele é gestor do Cruzeiro e figura central na busca pela criação da liga, considera que o cenário vai melhorar no país perto de 2030. Segundo ele, isso tem a ver com as melhorias na formação dos profissionais no Brasil, especialmente depois da criação da CBF Academy.
Ele comentou: “Começamos há cinco ou seis anos com cursos de treinador, de metodologia, e a CBF tem investido muito nisso. É algo que não é muito falado, talvez até pela imagem pouco arranhada. Isso vai mudar o patamar do futebol brasileiro”.
Desde que assumiu como gestor do time mineiro, Ronaldo e sua equipe, tiveram dois treinadores de fora do país. No início do ano passado, o escolhido foi Paulo Pezzolano, ele saiu em março deste ano e foi substituído pelo português Pepa. Na entrevista, Ronaldo afirmou que atualmente considera os estrangeiros mais preparados que os brasileiros.
Foto destaque: Ronaldo Fenômeno. Reprodução/Instagram