Quase no fim da temporada de 2022, o bicampeonato de Max Verstappen já não é mais questão de ‘e, se?’, e sim, ‘quando?’. O holandês tem a liderança do campeonato com 335 pontos e pode garantir seu título já nesse final de semana no GP de Singapura, em 2 de outubro, ou no próximo domingo no GP de Japão, em 9 de outubro. A decisão ainda pode ser adiada até a etapa dos Estados Unidos, no dia 23. O bicampeonato dependerá de uma série de resultados.
Max Verstappen campeão do GP de Mônaco em 2021.(Foto/Reprodução/Pinterest)
Charles Leclerc, vice-líder, tem 116 pontos a menos que Verstappen, restando 165 pontos em jogo. O que adiaria o título do holandês seria não ganhar ou ter Leclerc terminando a corrida acima do oitavo lugar. A diferença de pontos entre eles, nesse cenário, não pode aumentar para 22.
Ou seja, o piloto da Red Bull Racing, teria que deixar a corrida de Marina Bay com 139 pontos de vantagem, mesma quantia que ainda restará nas cinco etapas finais.
Essa seria a primeira vez que aconteceria uma decisão de campeonato em Singapura. Nas últimas temporadas, o piloto a garantir o título pôde celebrar a conquista em Abu Dhabi, Brasil, México, Estados Unidos, e Japão.
Os cenários para o bicampeonato de Verstappen em Singapura terá que ter vitória obrigatória para o holandês, com ou sem volta mais rápida.
Se o piloto da RBR garantir a vitória com volta mais rápida, o monegasco Charles Leclerc teria que terminar a corrida em oitavo lugar ou pior e o mexicano Sérgio Perez teria que terminar a corrida em quarto ou pior.
Garantindo a vitória sem volta mais rápida, Leclerc, teria que terminar a corrida em nono lugar ou pior e Perez em quarto ou pior sem volta rápida.
Se não vencer, o holandês levará a decisão para Suzuka, no Japão.
Max Verstappen e o vice-líder, Charles Leclerc. (Foto/Reprodução/Pinterest)
Levando o título em Singapura, Japão ou Estados Unidos, Max Verstappen já garantirá um recorde que reforça sua superioridade nessa temporada e entrará para a lista de campeões mundiais a faturar um campeonato com maior número de corridas a restar na tabela. Na melhor das hipóteses, ele superará Nigel Mansell, campeão em 1992 com cinco corridas de antecedência.
Caso não garanta o bicampeonato em Marina Bay, Max pode bater a marca de Sebastian Vettel de quatro corridas em 2011, ou igualar a Lewis Hamilton, que levou seu sétimo título na temporada de 2020 quando ainda restavam três corridas no calendário.
O GP de Singapura será no circuito urbano de Marina Bay, sediara a 17ª etapa da temporada de 2022. Sexta-feira, 20 de setembro, acontecerá o primeiro e segundo treino livre, às 07h00 e 10h00 respectivamente. Sábado o terceiro e último treino livre às 07h00 e a classificação às 10h00. A corrida acontecerá no domingo, às 09h00.
Foto Destaque: Max Verstappen leva o título de campeão na temporada de 2021. Reprodução/Twitter.