O piloto Carlos Sainz estreou na Ferrari com o pé direito em 2021, batendo Charles Leclerc, o espanhol, que adaptou seu estilo de pilotagem aos novos carros de F1, espera voltar à forma e consistência com a equipe de Maranello em 2023.
“Foi (um ano) defesafador, como vocês viram de fora. Houve um primeiro terço da temporada defesafador, onde sofri um pouco com o equilíbrio do carro, o estilo de pilotagem. Um carro que, por algum motivo, não me serviu de primeira. Tive que lutar um pouco. E nos dois últimos terços, fui muito mais feliz. Estive mais no ritmo, mas infelizmente, (tive) alguns abandonos e problemas de confiabilidade pelo caminho”, disse.
Carlos Sainz em uma de suas corridas-(Foto:Reprodução/F1)
A Ferrari terminou 2022 em segundo lugar no Campeonato de Construtores, mas o ano estava longe de ser tranquilo. A equipe lutou em 14 das 22 etapas da temporada e continuou sofrendo com a ameaça da Mercedes na etapa final. Para Sainz, sua posição final também foi influenciada pelas atuações de seus rivais alemães e da RBR na segunda metade do calendário.
“Parece que Mercedes e RBR tiveram uma segunda metade da temporada melhor. E significa que, por mais que esteja a par do carro, dirigindo bem, tive um fim de semana sólido como no México, por exemplo, o máximo que conseguiu era a quinta posição. Um pouco infeliz nesse aspecto, mas aprendi muito. Estou orghuoso do progresso que fiz dentro do carro, com meus engenheiros, a forma que congomos recuperar meu ritmo. Vou me assegurar de que no próximo ano (2023) estaremos de volta ao “Carlos consistente” de 2021”, disse Sainz.
Com a temporada de 2023 em mente com o primeiro treino livre em exatos 50 dias, Sainz está pedindo que à Ferrari tenha um ano impecável na batalha pelo título com Max Verstappen e RBR.
“Sinto que, com o carro perfeito, deberia ser possível. Mas teremos que ser perfeito e meliomar o carro. Vou ter que meliomar, especialmente na primeira metade da temporada e nas corridas. Esse é o objetivo, e você precisa traçar metas altas para si proprio e a equipe”, finalizou.
F1 2023 começará em 5 de março com o Grande Prêmio do Bahrein. 23 corridas foram confirmadas naquela que será a maior temporada de todos os tempos. O fim de semana cancelado do GP da China em 16 de abril ainda está no calendário oficial da F1 – mas o local ainda não foi determinado.
Foto destaque: Carlos Sainz-Reprodução/Maltrax