O Santa Cruz está fora de todas as competições nacionais em 2024. Com a eliminação do Retrô para o Maranhão nas oitavas de final da série D, no último sábado (19), o tricolor viu sua temporada de 2024 ser arruinada. A cobra coral não terá divisão no Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história e terá calendário apenas até abril.
O Drama
Para entender o drama do Santa Cruz, é necessário voltar até o início do ano, quando o tricolor ainda disputava o Campeonato Pernambucano. O estado do Pernambuco tem direito à três vagas para a Copa do Brasil e a duas para a série D do Campeonato Brasileiro de 2024, e essas vagas são distribuídas a partir da classificação do torneio estadual. O Santa Cruz terminou a competição na quinta posição geral, ficando assim fora da zona de classificação para a próxima edição da Série D. E viu a vaga da Copa do Brasil escapar, quando foi eliminado pelo Petrolina, nos pênaltis nas quartas de final do pernambucano.
Assista a última entrevista coletiva do Santa Cruz na Série D (Vídeo: reprodução/YouTube/@tvcoraloficial)
O caminho do fim
Mas ainda havia esperança, pois o Santa Cruz precisava do acesso para a série C ou que Retrô conseguisse o acesso, o que faria abrir mais uma vaga para a série D de 2024 no Campeonato Pernambucano. Mas o tricolor foi eliminado ainda na primeira fase ao perder o último jogo da fase de grupos para o Iguatu, que já estava eliminado.
Só restava à cobra coral torcer para o Retrô, e tudo parecia ir bem. A fênix se classificou na primeira colocação de seu grupo e eliminou o Pacajus na segunda fase do torneio, vencendo em casa e fora. Nas oitavas veio o Maranhão, e o primeiro jogo fora de casa terminou em 0x0, trazendo a decisão para Pernambuco. No jogo de volta o Retrô vencia por 2×1 até os 51 minutos do segundo tempo, quando viu Maranhão empatar a partida com dois jogadores a menos em campo. A decisão foi para os pênaltis, e Moisés pegou a cobrança de Sandoval e classificou o Maranhão para as quartas de final da Série D, fazendo o Santa Cruz ver o seu ano de 2024 ruir.
Foto em Destaque: Goleiro do Santa Cruz em jogo do Santa Cruz. Reprodução/Instagram/@santacruzfc