Na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo, líder da competição, conseguiu um empate contra o Santos neste domingo. Apesar de estar em desvantagem com dois gols, o time do Rio de Janeiro mostrou sua determinação e buscou o empate. Esse resultado marca o primeiro empate do Botafogo na competição, além disso, o clube carioca alcançou uma sequência invicta de onze jogos, incluindo os confrontos da Sul-Americana.
O jogo realizado na Vila Belmiro aconteceu sem a presença de torcedores. O Santos contou com os reforços de Dodô e Jean Lucas. Marcos Leonardo marcou os dois gols santistas. Tiquinho Soares e Adryelson marcaram para o Botafogo.
Com o empate, o Botafogo somou 40 pontos e manteve a liderança, abrindo uma vantagem de 11 pontos sobre o vice-líder Grêmio, que ainda possui um jogo a menos. Por outro lado, o Santos alcançou 17 pontos e permanece na 14ª posição da tabela, porém ainda está sob a ameaça de rebaixamento.
Santos x Botafogo. (Foto: reprodução/Twitter/@SantosFC)
PRIMEIRO TEMPO
O jogo teve início com o Botafogo buscando dominar a posse de bola e criando jogadas ofensivas. Em contrapartida, o Santos adotou uma estratégia defensiva sólida, apostando na velocidade dos contra-ataques, especialmente através das investidas de Mendoza pelo lado esquerdo. Essa tática do Santos mostrou resultados, resultando em um belo gol do centroavante Marcos Leonardo, que recebeu um lançamento preciso de Jean Lucas, driblou o zagueiro Adryelson e finalizou com maestria para vencer o goleiro Lucas Perri. O Santos teve outras oportunidades de ampliar a vantagem, mas não conseguiu concretizá-las, enquanto o Botafogo enfrentou dificuldades para superar o sistema defensivo adversário.
SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o jogo seguiu uma dinâmica semelhante, com o Botafogo mostrando maior ímpeto ofensivo. O goleiro João Paulo foi decisivo ao fazer uma importante defesa em um chute de Victor Sá, mantendo a vantagem para o Santos. Contudo, a equipe santista se reorganizou e marcou o segundo gol, novamente através de Marcos Leonardo, após uma rápida transição envolvendo Mendoza e Lucas Lima.
Quando a vitória parecia estar nas mãos do Santos, o Botafogo reagiu. Quatro minutos após o segundo gol do Santos, Tiquinho Soares marcou em uma bela jogada, combinando com Victor Sá e Joelinton. Logo em seguida, Adryelson subiu mais alto que a defesa santista em um escanteio cobrado por Marçal e empatou o jogo. O Botafogo ganhou confiança na partida e, durante os 11 minutos de acréscimos dados pelo árbitro, pressionou em busca da virada. O Botafogo teve três oportunidades para marcar o terceiro gol e virar o jogo, no entanto, o goleiro Vladimir, que substituiu João Paulo após ele deixar o campo com dores no início da etapa final, mostrou um desempenho impressionante ao realizar boas defesas, impedindo que o Botafogo conseguisse balançar as redes novamente.
PRÓXIMOS JOGOS
No próximo sábado (29), o Santos terá um novo desafio em campo. O time enfrenta o Fluminense no Maracanã, às 16h. Enquanto isso, no domingo (30), o Botafogo entrará em campo às 16h, no Nilton Santos, contra o Coritiba.
Foto Destaque: Santos e Botafogo terminaram no empate. Reprodução/Vitor Silva/Botafogo