O Santos anunciou nesta quarta-feira (27) um acordo para a construção da nova Vila Belmiro, em parceria com a WTorre. O documento, assinado pelas duas partes, se trata de um MoU (Memorando de Entendimento, em tradução), que oficializa o projeto. Agora, o Alvinegro Praiano poderá regularizar o projeto e iniciar o processo de arrecadação de recursos para as obras.
Ilustração da Vila Belmiro vista de cima (Foto: Reprodução/X/@SantosFC)
Próximos passos
Após a assinatura do Memorando de Entendimento, o Santos deve passar pela fase de aprovações com os órgãos públicos e definições entre as partes. Na parte da arrecadação de recursos, o clube paulista iniciará a pré-venda de benefícios e patrocínios. Com tudo pronto, a previsão de entrega do estádio está entre 24 a 30 meses.
Por fim, o Alvinegro apresentou os moldes do acordo: O Santos continua sendo dono do terreno e do estádio, enquanto a WTorre recebeu o direito ao uso do local.
Início do projeto
O projeto foi aprovado pelos sócios ao final de 2022. Tanto o Santos quanto a WTorre esperavam que a venda de cadeiras pudesse começar em 14 de abril, no aniversário de 111 anos do clube, o que acabou não acontecendo.
Foto ilustrativa com a torcida do Santos na nova Vila Belmiro (Foto: Reprodução/X/@SantosFC)
Detalhes do projeto
A capacidade prevista é de 30.108 lugares. Em comparação, seria maior que o Pacaembu, que possui uma capacidade de 26 mil, e maior que a atual Vila Belmiro, que possui uma capacidade de 21.732 lugares. Porém, ainda fica atrás de Morumbi, Neo Química Arena e Allianz Parque, os estádios dos rivais do Santos.
A nova Vila Belmiro deve se tornar o 35º maior estádio em capacidade no Brasil. Atualmente, o Pacaembu é o 40º maior e a Vila é o 53º maior.
O estádio será dividido em quatro setores: Arquibancada, Deck Premium, Camarote e Arquibancada Superior. Além da área esportiva, a nova Vila terá 27 lojas internas e 37 lojas externas, além de um estacionamento com capacidade para 576 veículos, tudo isso em uma área de 71.690,46 m².
Foto destaque: Projeto da nova Vila Belmiro. Reprodução/X/@SantosFC