A equipe do Santos estreou no Campeonato Paulista de 2023 com uma vitória de virada contra o Mirassol no último sábado (14), no estádio Vila Belmiro. Os gols do Peixe foram de Marcos Leonardo, de pênalti, e Lucas Braga. Já o gol do Leão foi de Daniel Sertanejo.
O jogo foi marcado por novas homenagens a Pelé, maior ídolo do Santos e considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, que faleceu em 29 de dezembro do ano passado. As luzes do estádio foram apagadas e os torcedores acenderam as lanternas de seus celulares antes do jogo começar. No meio do campo havia um trono e uma coroa que foi levada por ex-companheiros de clube do Rei. Havia também sua assinatura e imagens de suas comemorações.
Além disso, os jogadores do Peixe alteraram a numeração de suas camisetas com operações matemáticas que resultavam no número dez. Soteldo, o camisa dez do Santos, foi o único que não teve a modificação realizada.
Ex-jogadores do Santos, companheiros de clube de Pelé e remanescentes vivos daquela geração, levantam a coroa em homenagem ao Rei do Futebol. Reprodução: Santos FC
Em campo, o Santos foi até o fim em busca da virada, apesar de o Mirassol apresentar um estilo de jogo ofensivo e predominante durante a partida, com finalizações de fora da área. O gol do Leão saiu a partir de um erro do goleiro João Paulo. Porém, Marcos Leonardo, de pênalti, empatou ainda na primeira etapa.
Esta foi a estreia do técnico Odair Hellmann no comando do Santos. Os jogadores João Lucas, Dodi e Stiven Mendoza também fizeram sua primeira partida no clube, todos como titulares, saindo no decorrer do segundo tempo.
O Santos conduziu o segundo tempo em um jogo duro e insistiu nas jogadas pelo lado esquerdo do campo, principalmente com as criações de Soteldo. Desta forma, o clube conseguiu a virada. Nos minutos finais, viveu os momentos mais decisivos. Nos acréscimos, três lances importantes: um pênalti anulado para o Peixe, o gol da virada de Lucas Braga e um pênalti perdido por Marcos Leonardo.
PRIMEIRO TEMPO
O Mirassol começou sua pressão ofensiva aos sete minutos de jogo, quando Zé Roberto, de fora da área, aproveitou a sobra de um lançamento vertical e chutou para fora, muito próximo ao gol santista.
Aos 14 minutos foi a vez de Camilo, de falta, arriscar de fora da área. Novamente, a bola foi para fora e assustou o goleiro João Paulo.
Após o Santos chegar timidamente na grande área, o Leão voltou ao seu poderio ofensivo e, com Daniel Sertanejo de fora da área, abriu o placar. Dessa vez, João Paulo foi enganado pelo quicar da bola durante seu trajeto e, dessa forma, não conseguiu espalmá-la.
Aos 38 minutos, o Santos quase empatou com um lance inusitado: Soteldo cruzou pela esquerda e Ângelo finalizou dentro da área. A bola desviou na defesa e, após segundos no ar, cai no travessão.
O árbitro da partida, após confirmação do VAR, deu o pênalti para o Peixe na mesma jogada. Isso porque a bola bateu na mão de Negueba após o cruzamento do camisa 10 santista, no início da jogada. Assim, aos 42 minutos, Marcos Leonardo empatou o jogo e iniciou a reação da equipe mandante. Na comemoração, além do soco no ar, ele usou uma faixa de testa com o nome do Rei do Futebol.
SEGUNDO TEMPO
Após mais de 30 minutos de uma etapa morna, com o Santos buscando a virada e pecando na criatividade, a equipe do Mirassol conseguiu assustar novamente os donos da casa. Aos 35 minutos, Zé Mateus recebeu o lançamento vertical de Luiz Gustavo e João Paulo espalmou o chute cara a cara.
Aos 39 minutos, Lucas Barbosa recebeu de Soteldo pela esquerda e, na grande área e de primeira, chutou para fora de forma cruzada.
Com dez minutos de acréscimo, o drama santista estava instaurado: aos 45 minutos e 26 segundos, Marcos Leonardo foi derrubado. O juiz chegou a dar o pênalti, mas anulou após análise do VAR que confirmou a queda do atacante santista antes de qualquer contato físico.
Um minuto depois, o Santos garantiu a virada após uma falha da defesa: Lucas Barbosa acionou Soteldo pela esquerda, e o camisa dez crizou no pé de Lucas Braga que, de surpresa e atrás da marcação, empurrou com o pé para dentro do gol.
No último minuto dos acréscimos, Lucas Barbosa chuta na grande área e a bola bate na mão de Renie. Marcos Leonardo, no entanto, cobrou no mesmo lado que na primeira vez, e o goleiro Arthur defendeu. O camisa 12 entrou aos 23 minutos de jogo após César, o titular, se lesionar.
Melhores Momentos de Santos 2 x 1 Mirassol. Reprodução/YouTube/Paulistão
PRÓXIMOS JOGOS
O Santos visitará o Guarani pela segunda rodada do Campeonato Paulista na próxima quarta-feira (18), às 21h35 (horário de Brasília), no estádio Brinco de Ouro. Já o Mirassol jogará na terça-feira (17), como mandante, contra a Inter de Limeira, às 19h30, no estádio Campos Maia.
Foto Destaque: Marcos Leonardo comemora primeiro gol do Santos na partida com a celebração clássica de Pelé. Reprodução: Santos FC/Gazeta Esportiva/Terra.