O São Paulo avançou de fase após perder por 2 a 1 para o Ceará na Arena Castelão e vencer a disputa de pênaltis por 4 a 3. No jogo de ida, no Morumbi, o Tricolor havia vencido por 1 a 0. Com isso, Rogério Ceni segue em busca do primeiro título como treinador do São Paulo.
O Jogo
Com a desvantagem no placar agregado, o Ceará começou a partida em cima do São Paulo, no ataque. Aos três minutos, Mendoza finalizou para a defesa do goleiro Felipe Alves e já mostrou a atitude que o Vôzão teria na partida. Minutos depois, o São Paulo chegou a assustar com Galoppo e Calleri. Quando se achava que o primeiro tempo não teria gols, o Ceará chegou ao ataque duas vezes e marcou. Na primeira, o bandeirinha viu impedimento, na segunda, já aos 43 minutos, Richardson cruzou na área e Stiven Mendoza cabeceou para abrir o placar e incendiar a Arena Castelão.
Rogério Ceni segue fazendo história no São Paulo. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Com o placar agregado empatado, o São Paulo foi ao ataque em busca de retomar a vantagem. Aos oito minutos, Igor Vinícius roubou a bola na intermediária, a jogada avançou e Calleri serviou ao próprio Igor Vinícius, que finalizou na saída de João Ricardo para empatar a partida. Neste momento, o Ceará estava eliminado da competição. Porém, dez minutos depois, a defesa tricolor vacilou com Welington, que havia acabado de entrar, e Guilherme Castilho imendou uma finalização perfeita de fora da área, tirando qualquer chance de defesa do goleiro Felipe Alves. Após o gol, a partida continuou aberta, mas sem a quantidade de grandes chances que já haviam ocorrido. Com isso, a decisão foi para os pênaltis.
Disputa de pênaltis
Na disputa de pênaltis, brilharam as estrelas dos goleiros João Ricardo e Felipe Alves. Pelo Ceará, Victor Luis, Matheus Peixoto e Erick marcaram. Guilherme Castilho, Vina e Fernando Sobral. No São Paulo, Calleri, Luciano, Diego Costa e Patrick marcaram. Igor Gomes e Igor Vinícius erraram os pênaltis.
Duelo brasileiro nas semifinais da Copa Sul-Americana
Após derrotar o Ceará, o São Paulo já sabe o seu próximo adversário na competição. Trata-se do Atlético Goianiense, que venceu com propriedade o Nacional, do Uruguai, de Luisito Suárez. A primeira partida, no Uruguai, terminou com vitória do Dragão por 1 a 0. Na volta, o Dragão aniquilou a equipe uruguaia e venceu por 3 a 0 no Serra Dourada.
Próximos compromissos
As equipes voltam a campo no próximo final de semana, pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo recebe o Red Bull Bragantino no domingo, às 16h, no Morumbi. Já o Ceará joga o clássico contra o Fortaleza, no mesmo dia e horário, no Castelão.
Foto Destaque: Igor Vinícius comemora gol durante o tempo regulamentar. Rubens Chiri/saopaulofc.net