Luis Castro fica perto de se tornar o novo técnico do Grêmio

Com conversas adiantadas com o imortal e faltando alguns detalhes para o anúncio oficial o português pode voltar a treinar uma equipe brasileira

10 dez, 2025
Luis Castro | Reprodução/Instagram/@Botafogo
Luis Castro | Reprodução/Instagram/@Botafogo

Após um ano conturbado, o Grêmio já começou a fazer mudanças no seu departamento de futebol. O nome para assumir o comando técnico é Luis Castro, de 64 anos, o português que recentemente treinou o Botafogo e que está atualmente no Al-Wasl, dos Emirados Árabes. Além do treinador, o clube passa por outras modificações importantes.

Para 2026, o imortal terá como executivo Paulo Pelaipe, como vice-presidente Antonio Dutra Junior e para o cargo de diretor Rafael Lima. Além da importância de Luiz Felipe Scolari como coordenador técnico. 


Apresentação do departamento de futebol do Grêmio (Vídeo: reprodução/Instagram/@gremio)


Contratação de Luís Castro

O tricolor gaúcho terminou o campeonato brasileiro com o técnico Mano Menezes, o anúncio de sua saída foi oficializado nesta terça-feira (09). Em seguida, as especulações começaram a circular. A apuração do nome de Luís Castro feita pelo Ge diz que existem conversas avançadas para o acerto do vínculo.

Foi ofertado ao treinador um contrato de dois anos com possibilidade de mais um de renovação. Além do comandante, sua comissão viria junto, o custo de todos os profissionais giraria em torno de 2 milhões mensais. Um valor alto para os padrões brasileiros, porém a nova gestão, que tem à frente o presidente Odorico Roman e o CEO Alexandre Barreira Leitão, pensa em uma reformulação dentro do clube.


Luis Castro fica perto de se tornar o novo técnico do Grêmio Técnico Luis Castro (Foto: reprodução/Instagram/@alnassr)


Com uma ideia diferente de pensar o futebol, o português pretende olhar a base, trazendo um analista de dados à sua escolha. Na coletiva desta quarta-feira (10) que apresentou o novo departamento de futebol, esperava também o anúncio de Luís Castro. Com alguns acertos a serem finalizados, o clube não pode bater o martelo. 

Carreira de Luís Castro

O ex-lateral direito se tornou técnico de futebol em 2006, comandando o Penafiel de Portugal. Antes de chegar ao Brasil para treinar o Botafogo, o português passou por Porto, Shakhtar Donetsk e outros clubes de menor expressão em sua terra natal. Quando foi procurado pelo Fogão, Luis Castro treinava o Al-Duhail do Catar.

Conseguindo um encaixe de equipe rápido com o Botafogo e consequentemente a liderança isolada do Campeonato Brasileiro em 2023. O português começou a ser sondado pelo Al Nassr da Arábia Saudita, que conseguiu levá-lo em julho do mesmo ano. Porém, os resultados ruins após ser campeão da Liga dos Campeões Árabes levaram à saída dele em setembro de 2024. 

Com o interesse do Grêmio no técnico, será que esse casamento terá um final feliz? Já que o futebol no sul do país tem tido grandes dificuldades tanto no campo quanto fora dele nos últimos anos.  

Mais notícias