O Brasil terá um time inédito na estreia da Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira (24), contra a Sérvia, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail, palco da final desta Copa. O Tite decidiu que Vini Junior será titular na ponta esquerda, logo Lucas Paquetá jogará mais recuado, ao lado de Casemiro no meio de campo. Portanto, Fred começará a Copa no banco de reservas.
Esta escalação é composta por quatro atacantes, sendo que o Neymar vai desempenhar um papel mais focado na criação, tendo liberdade para recuar e ajudar a construir as jogadas. Sem a bola, o camisa 10 não tem a obrigação de recomposição defensiva como o restante do time possui. Em setembro, quando o Brasil comandado por Tite enfrentou a Gana e venceu por 3 a 0, a Seleção tinha uma equipe titular similar, porém daquela vez os laterais eram diferentes. Na ocasião, Éder Militão e Alex Telles foram os titulares.
Provável escalação:
Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior.
Neymar, vini Junior e Paquetá comemorando um gol do Brasil (Foto: Reprodução/Instagram vinijr)
Na maioria dos últimos jogos do Brasil da atual sequência de 15 jogos de invencibilidade, iniciada em setembro do ano passado, o meio-campista Fred era utilizado como titular ao lado de Casemiro. Fred iniciou entre os 11 em 9 dessas partidas.
Com poucos testes, Lucas Paquetá atuou na função de segundo volante em apenas duas partidas, a última contra a Tunísia, em amistoso realizado em setembro. Também jogou nessa posição na terceira rodada das Eliminatórias, em novembro de 2020 contra a Venezuela. Paquetá já desempenhou a mesma função, jogando pelo Flamengo e pelo Lyon.
A formação que o Brasil começará a Copa, com dois atacantes pelos lados, foi usada nesse período invicto em seis ocasiões, sendo que em cinco delas foram escalados Vini Junior e Raphinha, apenas uma vez contra o Chile, quando Antony jogou. Contudo, em dois jogos o Neymar atuou como falso 9, o que no momento está descartado por Tite.
Durante a preparação para a Copa, que começou semana passada, a comissão técnica brasileira aparentava que realmente usaria dois pontas no time titular. Nos treinamentos, Lucas Paquetá atuou também, na vaga em que disputam Bruno Guimarães e Fred para 2° volante. A escalação, em nenhum dos trabalhos abertos à imprensa, foi revelada por Tite.
Foto Destaque: Vini Junior e Paquetá no treino da Seleção Brasileira. (Reprodução/Instagram vinijr)