Na noite da última segunda-feira (25), o Vasco da Gama conseguiu superar o América-MG, em jogo de reposição válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, dentro da Arena Independência. O gol da vitória foi marcado pelo meio-campista Jair, aos 46 minutos do segundo tempo, responsável por tirar o Cruzmaltino do Z-4 de maneira temporária.
Em confronto que marcou uma disputa direta na luta contra a zona de rebaixamento, o Vasco levou a melhor, vencendo o Coelho por 1 a 0. Com o resultado positivo, a equipe comandada por Ramón Díaz subiu para a 15ª posição, somando 26 pontos. Por outro lado, o América estagnou na vice lanterna com apenas 17 pontos.
Luta contra o Z-4
Depois de passar 18 rodadas do Brasileirão dentro do Z-4, o Vasco finalmente subiu na classificação, mesmo que ainda restem 14 partidas para a conclusão do campeonato. O clube carioca entrou na zona desde a 7ª rodada da Série A, após perder para o São Paulo fora de casa, enquanto o time ainda era treinado pelo técnico Maurício Barbieri.
Time do Vasco comemorando o gol nos acréscimos (Foto: Reprodução/Instagram/@vascodagama)
Diante de um cenário ruim em grande parte da temporada de 2023, o gigante da colina iniciou a sua reação depois de empatar com o Bahia fora de casa, resultado importante contra um adversário direto, em jogo que marcou a estreia do camisa 10 Dimitri Payet. Desde então, a equipe embalou três vitórias consecutivas: 4 a 2 sobre o Fluminense, 5 a 1 em duelo contra o Coritiba e o 1 a 0 no América-MG.
Situação atual do Vasco
Apesar de ter se livrado da zona de rebaixamento, o Cruzmaltino precisa manter o seu desempenho positivo para sair da situação desconfortável. Mesmo com a 15ª colocação, apenas um ponto separa o Vasco do Bahia, que é o primeiro time dentro do Z-4.
Além disso, o Vasco já tem mais um confronto direto na rodada seguinte. No próximo domingo (01), o time carioca enfrenta o Santos, às 16h (de Brasília), dentro da Vila Belmiro.
Foto destaque: Jair comemorando o gol do triunfo. Reprodução/Instagram/@vascodagama