Juntando dois rivais que vivem situações diferentes dentro do Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense se enfrentaram nessa tarde de sábado (16), no Nilton Santos e o cruzmaltino levou a melhor ao vencer pelo placar de 4 a 2. A partida válida pela vigésima terceira rodada contou com muito movimento e emoção, principalmente porque a equipe de Ramon Díaz chegou a abrir dois gols de vantagem com Praxedes e Vegetti. Porém, o jogo ganhou trocação até o apito final, deixando três pontos fundamentais para o Gigante.
Praxedes abriu o placar no clássico para o Vasco (Foto: Reprodução/Thiago Ribeiro/Agif/Gazeta Press)
Primeiro tempo sonolento, porém com gol
Vestindo o uniforme a dos “Camisas Negras”, em homenagem à luta contra o rascimo há 100 anos, o cruzmaltino superou o rival tricolor após uma primeira metade de pouca inspiração e jogadas sonolentas. Depois de avançar até a linha de fundo pelo lado esquerdo do ataque, o levantamento na área encontrou Praxedes, que cabeceou firme no ângulo do goleiro Fábio, apesar do Fluminense já demonstrar um domínio maior no confronto. Com a desvantagem, a equipe de Fernando Diniz seguiu em busca do empate, mas parou somente na trave, quando John Kennedy desperdiçou uma grande chance nos acréscimos.
Vegetti tambem marcou no clássico (Foto: Reprodução/Andre Fabiano/Código19/Gazeta Press)
Clássico ganha intensidade
Depois de uma primeira etapa com certos momentos de emoção, o clássico ganhou muita intensidade a partir do intervalo, principalmente pelo empate do Fluminense com apenas 42 segundos. Marcelo apareceu dentro da grande área e aproveitou a sobra para acertar a gaveta de Léo Jardim, botando fogo no confronto. Poucos minutos após o tento, Vegetti devolveu o resultado favorável ao cruzmaltino em uma cobrança de escanteio. O centroavante argentino subiu mais que a marcação no primeiro poste e não deu chances para Fábio denfender. A partida seguiu de forma eletrizante e o Tricolor conseguiu empatar mais uma vez, Lima aproveitou o cruzamento de Guga e deixou tudo igual no Nilton Santos.
Quando mais parecia que a partida fosse ficar melhor para o Fluminense, o Vasco se lançou aos contra-ataques e contou com uma falha bizonha do rival. Após um lançamento despretensioso, Guga e André dividiram entre si e deixaram a oportunidade para Gabriel Pec colocar a bola no fundo das redes. Ao sofrer mais um gol no erro defensivo, o Tricolor carioca sentiu e não se recuperou dentro do jogo, levando outro de Gabriel Pec, que apareceu livre após ajeitada de Vegetti, dando os três pontos para a equipe.
Os gols da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Com os três pontos, o Vasco encerrou um jejum que durava quatro anos, além de manter o entusiasmo para os torcedores mais superticiosos, principalmente pelo resultado positivo ao usar sua nova terceira camisa. Falando na tabela, a equipe de Ramon Diaz ganhou mais ânimo para deixar a zona do rebaixamento, chegando aos 20 pontos na 18ª posição. Por outro lado, o Flu se preocupa ainda mais com a situação de Jhon Arias, substituido após sentir uma contusão no primeiro tempo. Além disso, o clube perdeu a chance de encostar nos líderes e fica na sexta colocação com 38 pontos. Na próxima rodada, o tricolor enfrenta o Cruzeiro na quarta-feira (20), às no Maracanã, enquanto o Vasco encara o Coritiba no dia seguinte (21), dentro de São Januário.
Foto Destaque: Praxedes marcou o primeiro gol do Vasco. Reprodução/Leandro Amorim/Vasco