Zâmbia se despede da Copa do Mundo com vitória contra a Costa Rica

Jorge Baldon Por Jorge Baldon
4 min de leitura

Para encerrar a última rodada do Grupo C na Copa do Mundo Feminina, Zâmbia e Costa Rica se despediram do torneio na madrugada dessa segunda-feira (31), no FMG Stadium, em Wellington, na Nova Zelândia. O confronto entre os dois países não tinha nenhuma perspectiva de uma possível classificação para a fase seguinte, visto que as seleções entraram em campo já eliminadas. Porém, foi outro momento muito importante para as africanas, conseguindo a primeira vitória na história do torneio, além de marcar o milésimo gol em mundiais femininos.



Banda marcou o primeiro gol do jogo (Foto: Reprodução/gettyimages)


Gol histórico e relâmpago

Mesmo sendo um confronto envolvendo as duas eliminadas do grupo, a seleção zambiana começou em cima das adversárias desde o começo, abrindo o placar em Wellington com apenas dois minutos. Na cobrança de escanteio pela direita, Chitundu levantou para área e encontrou a zagueira Mweemba entre a marcação, que de primeira conseguiu encobrir Solera, fazendo 1×0. A pressão das africanas não diminuiu apesar da vantagem e aos 19, quase voltaram a marcar, mas a cabeçada acabou saindo fraca. O segundo gol não ia demorar e Banda sofreu um puxão antes de tentar concluir, pênalti convertido pela própria atacante, o milésimo na história das Copas do Mundo Femininas.

Em desvantagem no placar, a Costa Rica não se deu por vencida e conseguiu ameçar a meta adversária em algumas oportunidades antes do intervalo. Aos 41, Coto apareceu na segunda trave e mesmo acertando a cabeçada parou no travessão de Musonda, além de dois rebotes seguidos que foi bloqueados pela defesa adversária. Novamente em um cruzamento, del Campo dominou bonito dentro da área, porém não venceu a goleira.



Kundananji fechou o placar para a Zâmbia. (Foto: Reprodução/gettyimages)


Falhas defensivas e jogo aberto

Apesar de sair do primeiro tempo com um placar muito favorável, a Zâmbia seguiu falhando em bolas aéreas, algo normalmente visto durante o mundial. Aos 2 minutos da etapa final, Herrera aproveitou a bobeira na defesa adversária e marcou para as costarriquenhas, deixando o confronto completamente aberto. Chegando próximo dos 7, a Costa Rica quase empatou a disputa, Musonda saiu em uma dividida firmcom Chinchilla e acabou cometendo um pênalti, mas após revisão do VAR, o impedimento no início da jogada foi marcado. 

Aproveitando as falhas defensivas das adversárias mais uma vez, a Costa Rica se lançou para o ataque, empatando o jogo mais uma vez com Herrera, que disparou em velocidade pela ponta esquerda e finalizou cruzado, porém outro impedimento anulou o tento costarriquenho. Depois de uma queda no rendimento, a seleção da Zâmbia conseguiu explorar os espaços e contra-atacou rapidamente, matando o cofronto já nos acréscimos. Banda armou a jogada e deixou Kundananji livre para marcar, batendo na saída de Solera.

O resultado favorável na despedida da seleção da Zâmbia marcou a primeira vitória em jogos válidos pela Copa do Mundo Feminina, algo que muitos países conseguiram nessa edição, apesar de duas derrotas nas rodadas anteriores. Enquanto as africanas encerraram sua participação na terceira posição do Grupo C, a Costa Rica ficou na lanterna, sem nenhum ponto. Na outra ponta da tabela, Japão e Espanha garantiram a classificação para a próxima fase, enfrentando Noruega e Suiça, respectivamente.

Foto Destaque: Jogadoras da Zâmbia comemorando durante a partida. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário