Nesta quinta-feira (04), a CBF veio a divulgar a fase eliminatória da Copa do Nordeste. Os jogos irão ocorrer entre os dias 9, 10 e 20 de abril. As partidas não terão o formato de ida e volta, dado que será uma partida única.
A Copa do Nordeste vem a cada ano que passa se tornando mais competitiva. Além do nível de performance ter aumentando, outro fator que vira uma questão de interesse para os clubes participantes é o valor do prêmio dado ao campeão do torneio. Esse ano o vencedor leva um pouco mais de 2 milhões.
Quais e onde serão as partidas
As equipes participantes desta fase são: Ceará, Fortaleza, Sport, Altos, Botafogo-PB, Bahia, CRB e Náutico. Vale destacar que novamente os representantes dos estados do Ceará e de Pernambuco estão entre os oito melhores da competição. Eles vêm se alternando entre os campeões da Copa do Nordeste nos últimos anos.
No dia 9 acontece a partida entre CRB x Botafogo-PB, o jogo ocorrerá no Rei Pelé, em Maceió (AL). Já no dia 10, terá os confrontos de Bahia x Náutico na Arena Fonte Nova em Salvador (BA) e Sport x Ceará na Arena Pernambuco em Recife (PE). E para finalizar, no dia 20 teremos Fortaleza x Altos na Arena Castelão em Fortaleza (CE).
Devido ao resultado da fase de grupos. As melhores equipes classificadas poderão decidir a vaga para as semifinais em casa. Ou seja, todos os mandantes dos jogos poderão ter o apoio massivo de sua torcida na arquibancada.
Rivalidades e paixões
As rivalidades entre os estados afloram cada vez mais durante a Copa do Nordeste. Pois é uma das poucas chances de enfrentar o seu maior rival e vencê-lo, já que nem todas as equipes participantes estão na mesma divisão do campeonato brasileiro.
Vale destacar a grande e antiga rivalidade entre as equipes do Ceará e Pernambuco. Eles nos últimos anos vem sendo os times que disputam as finais da Copa do Nordeste. As finais entre Ceará x Sport são um bom exemplo, pois em 2014 o plantel pernambucano venceu a competição dentro de uma Arena Castelão com mais de 50 mil torcedores alvinegros. Já o rival cearense deu o troco em 2023, ao vencer o Sport nos pênaltis em uma Ilha do Retiro lotada.
A Copa do Nordeste é um show à parte no calendário do futebol brasileiro, pois além das rivalidades, também podemos ver o quão apaixonado é torcedor nordestino por seu clube do coração.