A CBF anunciou, nesta segunda (27), que vai utilizar as datas Fifa, bem como avaliar inversões de mando de campo como forma de repor as partidas da Série A que foram paralisadas em função das enchentes no Rio Grande do Sul. A entidade não divulgou a tabela atualizada, mas em conjunto com dirigentes dos clubes deixou decidido que o Campeonato Brasileiro irá terminar no dia 8 de dezembro.
Mudança de regulamento: mando de campo
A regra sobre inversão de mando de campo, até então proibida pelo Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro, foi flexibilizada, virando uma possibilidade imediata para permitir que Grêmio, Inter e Juventude tenham tempo de se recuperar dos estragos das enchentes, reformando seus estádios e centros de treinamento. A inversão ainda depende de acertos entre os dois clubes envolvidos na partida.
Alessandro Barcelos, presidente do Inter, disse ser uma possibilidade bem interessante para os clubes afetados, porque a previsão mais otimista, sobre as reformas, é de 60 dias para uma recuperação aceitável do Beira-Rio, e a mais pessimista é de 90 a 120 dias. Também acrescentou que irão estudar caso a caso, rodada após rodada, de acordo com a necessidade. Ele deixou claro que o mais importante é que todos os clubes concordaram.
Já o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, comentou que os clubes gaúchos apresentaram duas propostas para amenizar o prejuízo que terão com as enchentes no Rio Grande do Sul. Ele prevê que uma das alternativas seria realizar os jogos em campo neutro, dependendo do caso, para diminuir os estragos provocados pela chuva. “Porque isso minimizaria o desequilíbrio técnico da competição”, falou.
Gaúchos repõem jogos em setembro na data Fifa
O Campeonato Brasileiro foi interrompido por duas rodadas (7ª e 8ª) e irá retomar suas partidas neste sábado (1), de onde parou.
Outro acerto é que na data Fifa de 2 a 10 de setembro, quando serão disputadas duas rodadas das Eliminatórias, os times Internacional, Grêmio e Juventude irão repor seus jogos paralisados, das primeiras rodadas do Brasileiro, da mesma forma como foi feito com os clubes da Série A que disputam a Copa do Nordeste.
As rodadas 7 e 8 serão repostas nas primeiras quinzenas de junho.