CBF divulga áudios do VAR após polêmicas em Flamengo x Palmeiras
Áudios do VAR mostram análise detalhada de lances polêmicos em Flamengo x Palmeiras, incluindo pênalti muito contestado pelo Verdão
Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro é marcada por polêmicas de arbitragem. Desta vez, a reclamação veio do lado palmeirense, após derrota por 3 a 2 diante do Flamengo no Maracanã. A equipe paulista entende que teve um pênalti não marcado à seu favor. O lance aconteceu logo aos três minutos de jogo, e a reclamação seria de um empurrão de Jorginho, meia do Flamengo, nas costas de Gustavo Gómez, capitão do Palmeiras. Após a partida, a CBF divulgou os áudios do VAR.
Áudio do VAR
Ainda na noite deste domingo (19), a CBF divulgou os dados referentes à vitória do Flamengo. Entre os lances mais questionados pelos palmeirenses, estava um possível empurrão de Jorginho sobre Gustavo Gómez ainda nos primeiros minutos da etapa inicial. O árbitro de vídeo, Caio Max, concluiu que não houve impacto faltoso, orientando o árbitro de campo Wilton Pereira Sampaio a seguir com o jogo.
“Wilton, pode seguir. Os dois braços estão estendidos e não faz a flexão com impacto para empurrão”, declarou o árbitro de vídeo.

Lance do possível pênalti (Foto: reprodução/GE/Divulgação Tv Globo)
O áudio mostra a análise detalhada do lance, em que o VAR observa que os braços dos jogadores estavam estendidos e que não houve flexão com impacto suficiente para caracterizar empurrão. A divulgação do material segue a nova política da CBF, que agora libera áudios mesmo em lances que não tiveram revisão na cabine do árbitro, atendendo a solicitações recentes da Fifa e dos clubes envolvidos.
Decisão polêmica
Para o comentarista de arbitragem PC Oliveira, da TV Globo, tanto o árbitro, quanto o VAR erraram na tomada de decisão. Para PC, o lance deveria ter sido marcado como pênalti para o Palmeiras. Segundo ele, o contato de Jorginho em Gustavo Gómez configura uma falta clara, o que gerou debate entre torcedores e especialistas sobre a interpretação do lance.

Flamengo x Palmeiras (Foto: reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo/Flickr)
Além desta jogada, outro lance também foi bastante discutido. Trata-se do pênalti marcado para o Flamengo após falta de Bruno Fuchs em Pedro. Para o Verdão, houve duas faltas antes, em Vitor Roque e no próprio Bruno Fuchs, que antecederam o lance da marcação do pênalti. O VAR confirmou a marcação de pênalti alegando que Fuchs se coloca na frente de Pedro e eles acabam trombando, na sequência, o zagueiro comete a falta dentro da área.
