Cid Moreira e o esporte: veja momentos marcantes como “Jabulani” e “Profetas do Brasileirão”

Jornalista com uma das vozes mais conhecidas da televisão morre aos 97 anos no Rio

Camila Crespo Por Camila Crespo
3 min de leitura
Foto destaque: Cid Moreira no "Jornal Nacional" (reprodução/Acervo TV Globo)

Morreu nesta quinta-feira, (03), o Jornalista Cid Moreira, ícone da televisão brasileira, aos 97 anos no Rio de Janeiro, onde morava. Nas últimas semanas vinha sendo tratado de uma pneumonia que acabou levando o jornalista para o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, onde morreu de falência múltipla dos órgãos.

Cid Moreira dedicou 26 anos de sua carreira para bancada do “Jornal Nacional”, da TV Globo, programa jornalístico que teve Cid como apresentador até 1990. Além da bancada do programa, no início de sua carreira, Cid foi locutor de rádio e logo cedeu sua voz para diversos jingles e vinhetas. Sua voz icônica ficou marcada em muitos momentos importantes no esporte.

“Jabulaaani”

A Bola da Copa do Mundo de 2010, a Jabulani, se tornou uma das bolas de Copas mais conhecidas do país graças à voz de Cid Moreira, que se referia a ela como “Jabulaaani” nas transmissões e programas de televisão da TV Globo. O nome da bola era traduzida do zulu e significava “celebrar”, mas Cid revelou na época que não sabia o que significava o nome.


“Jabulaaani” na voz de Cid Moreira (Vídeo: reprodução/Youtube/Philippe041)

“Isso me surpreendeu muito, porque me pediram para gravar. Foi até difícil de gravar no meu cérebro essa palavra Jabulani. Eu trocava… como é? Jobulani, Jobu, sei lá”, disse Cid um uma entrevista à TV Globo sobre a fama da sua voz na Copa.

Velório da Chape

Em novembro de 2016, o time Chapecoense sofreu um acidente aéreo enquanto estavam a caminho de um jogo pela Copa Sul-Americana. Em dezembro, no velório das vítimas que faleceram no acidente, Cid Moreira surpreendeu mais uma vez com a sua voz imponente lendo uma passagem bíblica. O velório aconteceu na Arena Condá e a leitura do capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios emocionou a todos.

“Ah não, Mick Jagger!”

Também em 2010, o jornalista emplacou outro bordão na Copa do Mundo, o “Mick Jagger”. Ele ficou conhecido por fazer referência ao cantor do Rolling Stones, que foi considerado “Pé Frio” pelos brasileiros, pois as seleções pelo qual o cantor torcia, acabavam eliminadas.


Bordão “Mick Jagger” por Cid Moreira (Vídeo: reprodução/YouTube/Wontaylor)

“Profetas do Brasileirão”

Assim como em diversos programas da televisão brasileira, o “Esporte Espetacular”, da TV Globo, eternizou a voz de Cid Moreira na vinheta do quadro “Profetas do Brasileirão”.

No programa comandado por Régis Rösing, os torcedores gravavam vídeos dizendo antecipadamente o que o time iria fazer e mandavam para serem exibidos. A vinheta de Cid Moreira abria um dos quadros mais queridos pelos torcedores.

O corpo de Cid Moreira será velado na tarde desta quinta-feira (3), no Parque Municipal de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.