Nesta quinta-feira (16), Didier Deschamps anunciou os jogadores convocados da França para a disputa da Euro 2024. A presença do volante Kanté, do Al-Ittihad, é a principal novidade da lista, ele não era chamado desde o maio de 2022, antes da Copa do Mundo do Catar.
Confira a lista dos convocados
Os goleiros convocados foram: Aréola (West Ham), Maignan (Milan), Samba (Lens).
Para a linha defensiva os jogadores são: Koundé (Barcelona), Clauss (Olympique de Marselha), Pavard (Inter de Milão), Konaté (Liverpool), Upamecano (Bayern de Munique), Saliba (Arsenal), Theo Hernandez (Milan), Mendy (Real Madrid).
O meio-campo será representado por: Camavinga (Real Madrid), Youssouf Fofana (Monaco), Kanté (Al-Ittihad), Rabiot (Juventus), Zäire-Emery (PSG), Tchouaméni (Real Madrid), Griezmann (Atlético de Madrid).
O ataque vai ser composto por: Dembélé (PSG), Giroud (Los Angeles FC), Kolo Muani (PSG), Mbappé (PSG), Thuram (Inter de Miami), Coman (Bayern de Munique), Barcola (PSG).
Escolha de Deschamps
Assim como fez na última Copa do Mundo, o treinador optou por chamar 25 jogadores, e não 26, como foi permitido pela Uefa. A principal ausência na lista da convocação é o zagueiro e o lateral-esquerdo Lucas Hernández, que lesionou o joelho e desfalcará a França na competição.
Vídeo onde a Seleção Francesa mostra os convocados para a Euro 2024 (reprodução/Youtube/Fédération Française de Football)
Tchouaméni, que joga no Real Madrid, e Coman, que atua no Bayern de Munique, estão se recuperando de lesão e foram convocados. No entanto, a imprensa da França ainda os considera dúvidas para a Euro. Deschamps comentou sobre o retorno de Kanté, que foi tratado como a principal novidade na lista.
“Ele recuperou todas as suas habilidades físicas. Através da sua experi6encia e experiência, estou convencido de que a seleção francesa será melhor com ele. Ele jogou muitas partidas. Podemos discutir a intensidade específica na Arábia Saudita. Mas ele jogou mais de 4 mil minutos durante a temporada, ou seja, mais de 40 partidas. Não tenho dúvidas sobre o que o tornou forte”.
A França está no Grupo D da competição, e estreia contra a Áustria, no dia 17 de junho. Holanda e Polônia também estão na chave. A seleção faz dois amistosos de preparação antes da Euro: joga contra o Luxemburgo, no dia 5 de junho, e depois contra o Canadá no dia 9.