A final da Copa Libertadores é o objetivo de todo clube. As equipes que ainda restam na competição em 2024 já sabem onde podem jogar caso avance à final. A Conmebol anunciou na última sexta-feira (4), que o Monumental de Núñez, casa do River Plate em Buenos Aires, será a sede da decisão do mais importante torneio das Américas este ano.
Final em casa
Buenos Aires já havia sido escolhida para sediar a decisão em 2024. No entanto, a cancha ainda não havia sido definida pela entidade sul-americana de futebol. Com a confirmação, o River Plate, que jogará a semifinal contra o Atlético-MG, terá a chance de jogar em casa.
O Monumental de Núñez era mesmo o favorito para receber a decisão. No entanto, a Conmebol demorou para definir a sede por conta de uma precaução da entidade. Ela aguardava a definição das equipes postulantes ao título para escolher o local. Será a primeira vez que o estádio do River Plate recebe uma final única da Libertadores.
Segundo a Conmebol, a escolha pelo Monumental de Núñez se deve pela capacidade do estádio, assim como sua história através dos anos.
O Estádio Monumental, com capacidade para mais de 84 mil espectadores, foi escolhido por sua moderna infraestrutura, sua vasta história esportiva e sua capacidade de receber o grande número de torcedores que acompanham os atuais clubes semifinalistas, garantindo assim um cenário com capacidade compatível com a magnitude do evento
Brasil segue vivo
Apesar da decisão ser na Argentina, os brasileiros seguem vivos na Libertadores. Das quatro equipes restantes, duas são brasileiras: Atlético-MG e Botafogo. Se os dois ganharem suas partidas contra River Plate e Peñarol, respectivamente, a decisão será, mais uma vez, entre clubes do Brasil.
O Galo receberá o River Plate no dia 22 de outubro na Arena MRV. Por outro lado, o Botafogo jogará contra o Peñarol um dia depois: 23 de outubro. Na semana seguinte, as equipes farão o jogo decisivo fora de casa para definição dos dois finalistas.