Corinthians vence última rodada sobre o Grêmio e conquista recorde no Brasileirão

Com gols de Yuri Alberto, Charles e Memphis, Timão atinge a nona vitória consecutiva na última rodada do campeonato e garante vaga na Libertadores

Alice Zanin Por Alice Zanin
6 min de leitura
Foto destaque: Corinthians vence última rodada sobre o Grêmio e conquista recorde no Brasileirão (Reprodução/Instagram/@corinthians)

Neste domingo (8), o Corinthians venceu o Grêmio por 3 a 0 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2024. O Timão, com gols de Yuri Alberto, Charles e Memphis, garantiu mais uma vitória expressiva na competição e alcançou o recorde de nove vitórias consecutivas na era dos pontos corridos, igualando as marcas de Atlético-MG (2021) e Internacional (2020). 

Yuri Alberto, que já vinha se destacando, se consagrou como o artilheiro do Brasileirão com 15 gols, encerrando o ano com 31 gols marcados e se tornando o maior goleador do futebol brasileiro em 2024.

Primeiro tempo da partida

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o controle da partida. Mesmo jogando fora de casa, o Corinthians teve uma postura mais agressiva, buscando se impor logo nos primeiros minutos. Aos 12 minutos, o time alvinegro teve a melhor chance do primeiro tempo: Memphis recebeu a bola pela esquerda e fez uma excelente jogada individual, rolando para Yuri Alberto, que estava bem posicionado dentro da área. O atacante, no entanto, finalizou de forma imprecisa e a bola passou ao lado do gol, desperdiçando a chance de abrir o placar.


Yuri Alberto e Rodrigo Garro foram nomeado como artilheiro e garçom, respectivamente, do Brasileirão
Yuri Alberto e Rodrigo Garro foram nomeado como artilheiro e garçom, respectivamente, do Brasileirão (Foto: reprodução/Instagram/@yurialberto)

O Grêmio, por sua vez, também teve suas oportunidades, mas foi o Timão quem seguiu criando as melhores jogadas. Aos 16 minutos, o Tricolor Gaúcho teve uma reclamação forte de pênalti. Soteldo fez uma bela jogada pela linha de fundo e entrou na área, sendo calçado por Matheuzinho. O árbitro, no entanto, não considerou o lance como irregular e mandou o jogo seguir, para frustração dos jogadores e torcedores gremistas. O time da casa, apesar de pressionar, não conseguiu concluir suas jogadas com a mesma eficiência do Corinthians.

O primeiro tempo parecia se encaminhar para um empate sem gols, mas, aos 45 minutos, o Corinthians abriu o placar. Após boa jogada de ataque, o zagueiro Pedro Geromel, que estava fazendo sua última partida pelo Grêmio, cometeu uma falta em Yuri Alberto dentro da área. O árbitro assinalou o pênalti e o centroavante do Corinthians não desperdiçou, batendo com precisão e colocando o Timão na frente do marcador antes do intervalo.

Segundo tempo da partida

Na volta do intervalo, o Grêmio entrou em campo com mais intensidade, buscando empatar o jogo o quanto antes. A pressão foi mais evidente logo nos primeiros minutos, com o time da casa criando chances perigosas. Logo no primeiro minuto, Braithwaite cabeceou uma bola cruzada na área, exigindo uma grande defesa de Hugo Souza, goleiro do Corinthians. O defensor foi um dos destaques do time no segundo tempo, mostrando grande habilidade e frieza ao evitar o gol de empate do Grêmio. Em outro lance, Hugo fez uma defesa fundamental após uma finalização de Braithwaite, comprovando sua boa fase e a importância no resultado final.

Enquanto isso, o Corinthians buscava explorar os contra-ataques e acionava Yuri Alberto sempre que possível. Aos 18 minutos, o atacante recebeu um ótimo passe dentro da área, mas, em uma finalização sem muita precisão, a bola passou por cima do travessão de Caíque, o goleiro do Grêmio.


Mmephis Depay marca gol de bicicleta (Foto: reprodução/Instagram/@corinthians)

Aos 33 minutos, o jogo pegou fogo. Após uma falta de Villasanti em Garro, os ânimos se exaltaram entre os jogadores e houve um princípio de confusão. Em meio ao tumulto, José Martínez, do Corinthians, e Dodi, do Grêmio, se empurraram e foram ambos expulsos pelo árbitro.

Com o placar ainda favorável ao Corinthians, o time de Ramón Díaz consolidou a vitória nos minutos finais. Aos 42 minutos, após uma excelente troca de passes entre os jogadores alvinegros, Romero fez um cruzamento preciso para Charles, que subiu mais alto que a defesa do Grêmio e cabeceou com firmeza para fazer o segundo gol. O Timão, agora com a vitória praticamente garantida, não quis saber de mais sustos e aproveitou os acréscimos para ampliar a vantagem. Aos 48 minutos, Memphis selou a goleada com um golaço de voleio após rebote de um chute de Alex Santana, dando números finais ao jogo: 3 a 0 para o Corinthians.

Recorde e despedida emocionante de Geromel

Com a vitória, o Corinthians não apenas garantiu os três pontos, mas também fez história ao alcançar o recorde de nove vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro. O time se classificou para a próxima edição da Libertadores, fechando a temporada com um grande feito. 


Despedida de Geromel
Despedida de Geromel (Foto: reprodução/Instagram/@gremio)

Do outro lado, o Grêmio teve uma despedida emocionante de seu capitão, Pedro Geromel. O zagueiro, que completou 39 anos, se despediu do Tricolor Gaúcho após 11 temporadas, 409 jogos e 12 títulos conquistados, incluindo Libertadores e Copa do Brasil. Geromel foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo e recebeu uma calorosa homenagem da torcida, que o aplaudiu de pé. O jogador, um dos maiores ídolos da história recente do Grêmio, se aposentará após mais de uma década de dedicação ao clube.

Seguir
Redatora estagiária da IN Magazine e estudante em duas graduações: jornalismo esportivo & comunicação social, pela Universidad Nacional de La Plata.