O português Leonardo Jardim foi anunciado como o novo treinador do Cruzeiro na manhã desta terça-feira (4). O técnico rescindiu contrato com o Al Ain, dos Emirados Árabes, e assinou com a Raposa por duas temporadas. Ele é esperado em Belo Horizonte ainda nesta semana para acompanhar o clássico contra o Atlético-MG, que acontecerá no domingo (9), no Mineirão. Jardim deve comandar o time na última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro, no dia 12, contra o Democrata-GV. O confronto, inicialmente marcado para Governador Valadares, pode ser transferido para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Leonardo Jardim, formado em Educação Física pela Universidade da Madeira, em Portugal, nunca atuou como jogador profissional. Sua carreira como treinador começou cedo, e aos 24 anos ele se tornou o português mais jovem a obter a licença da UEFA para comandar equipes de futebol.
Cruzeiro vai jogar de forma ofensiva
O técnico de 50 anos chega para o lugar de Fernando Diniz e tem um estilo de jogo que prioriza a posse de bola e um sistema ofensivo. No entanto, é também conhecido por ser metódico e valorizar um meio-campo sólido defensivamente. Jardim nasceu em Barcelona, na Venezuela, em 1º de agosto de 1974, mas tem nacionalidade portuguesa. Ainda jovem, mudou-se para a Ilha da Madeira, onde iniciou sua trajetória no futebol. Seu primeiro trabalho como treinador foi no Camacha, em 2003. Em 2007, assumiu o Chaves, seguindo depois para o Beira-Mar (2009) e o Braga (2011). Em 2012, transferiu-se para o Olympiacos, da Grécia.
Na temporada seguinte, voltou a Portugal para comandar o Sporting de Lisboa. No entanto, seu maior sucesso veio no Monaco, onde permaneceu por seis temporadas e conquistou o Campeonato Francês de 2016/17, superando o Paris Saint-Germain. Na equipe, trabalhou com talentos como Mbappé, Bernardo Silva, João Moutinho e Falcao Garcia.
Matheus Pereira já foi treinado por Jardim
Em 2021, Jardim seguiu para o futebol árabe em busca de ganhos financeiros. No Al-Hilal, da Arábia Saudita, trabalhou com Matheus Pereira, atual jogador do Cruzeiro, conquistando a Champions da Ásia, a Supertaça da Arábia Saudita e o Campeonato Saudita. Jardim já havia demonstrado interesse em contar com Matheus Pereira quando treinava o Monaco, na época em que o jogador atuava pelo Sporting.
Posteriormente, o técnico comandou o Al-Ahli, dos Emirados Árabes, onde venceu a Liga do Golfo, e depois dirigiu o Al-Rayyan, do Catar. Em novembro do ano passado, assumiu o Al Ain, último clube antes de sua chegada ao Cruzeiro. Com uma carreira consolidada e experiência internacional, Leonardo Jardim chega com a missão de fortalecer o Cruzeiro e conduzir o clube a um novo patamar competitivo.