Cruzeiro estreia hoje na Copa do Brasil em busca do sétimo título na competição
Nesta quinta-feira (01) o Cruzeiro enfrenta o Vila Nova-GO no Mineirão, às 21:30h pela terceira rodada da Copa do Brasil. O clube mineiro é o maior vencedor da história da Copa do Brasil com 6 títulos na conta e vai firme na busca pela sétima conquista. Pela colocação no Brasileirão do ano passado, o Cruzeiro […]
Nesta quinta-feira (01) o Cruzeiro enfrenta o Vila Nova-GO no Mineirão, às 21:30h pela terceira rodada da Copa do Brasil. O clube mineiro é o maior vencedor da história da Copa do Brasil com 6 títulos na conta e vai firme na busca pela sétima conquista.
Pela colocação no Brasileirão do ano passado, o Cruzeiro ingressou diretamente na terceira fase contra o Vila Nova, que está em 3º lugar atualmente na série B.
Histórico recente na Copa do Brasil
Desde as conquistas em 2017 e 2018, o Cruzeiro tem tido campanhas discretas na Copa do Brasil, com exceção de 2019, quando chegou à semifinal. Naquele ano, comandado por Mano Menezes, o time eliminou Fluminense e Atlético-MG, mas caiu diante do Internacional.
Em 2020 e 2021, quando estava na Série B, o Cruzeiro foi eliminado na terceira fase, respectivamente por CRB e Juazeirense-BA, após passar por adversários de menor expressão. Em 2022, alcançou as oitavas de final, mas foi eliminado pelo Fluminense.
Em 2023, já de volta à Série A, eliminou o Náutico na estreia, mas caiu diante do Grêmio na fase seguinte. Em 2024, a eliminação precoce para o Sousa logo na primeira fase marcou a pior campanha recente do clube no torneio.
Últimas partidas do Cruzeiro
Os dois últimos confrontos como mandante foram favoráveis para o time celeste, venceu o Bahia por 3 a 0 no Mineirão em uma das melhores exibições na temporada e bateu o Vasco por 1 a 0 no Parque do Sabiá, em Uberlândia, ambas no Campeonato Brasileiro.
Algumas mudanças feitas pelo treinador Leonardo Jardim surtiram efeito e o Cruzeiro vem jogando melhor do que no início do trabalho do português. No meio-campo, a entrada de Lucas Silva ao lado de Romero deu uma nova dinâmica à equipe para equilibrar o jogo e segurar melhor a bola, também melhorou o entendimento com Matheus Pereira nessa região do campo, algo que estava faltando nos jogos anteriores.
Mas, o ataque foi o ponto chave, ao promover as entradas de Kaio Jorge e Christian nos lugares de Dudu e Gabigol, Leonardo Jardim conseguiu ter mais amplitude nas pontas e deixou o time mais compacto por conta do trabalho defensivo dos atacantes para fechar o espaço e não deixar o meio-campo muito exposto.
Em meio às polêmicas envolvendo Dudu, que pode estar de saída do clube após se desentender com a diretoria e Gabigol que não vive boa fase a bastante tempo, Leonardo Jardim encontrou a solução em jogadores menos badalados pela torcida como é o caso de Wanderson e Christian. Deixando claro para o elenco que todos terão oportunidades, independente do status que ocupam e do alto salário.
Sequência da temporada
Após o jogo de hoje pela ida da Copa do Brasil, o Cruzeiro continua em Belo Horizonte para enfrentar o líder Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. A Raposa atualmente ocupa a 4ª colocação na competição com 10 pontos. Já o jogo de volta da Copa do Brasil é apenas no final do mês, no dia 22 de maio.
