Cruzeiro quer quebrar soberania de Flamengo e Palmeiras 

Nas últimas sete temporadas, o Palmeiras e Flamengo vem dominando o Campeonato Brasileiro. Devido ao alto investimento, os dois times conquistaram cinco títulos desde 2018, o time paulista ganhou em 2018, 2022 e 2023, e o Rubro-Negro em 2019 e 2020. E este ano, com o final do primeiro turno da competição, o Cruzeiro aparece […]

12 ago, 2025
Foto destaque: Leonardo Jardim no jogo contra o Santos (Reprodução/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Foto destaque: Leonardo Jardim no jogo contra o Santos (Reprodução/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Leonardo Jardim no jogo contra o Santos

Nas últimas sete temporadas, o Palmeiras e Flamengo vem dominando o Campeonato Brasileiro. Devido ao alto investimento, os dois times conquistaram cinco títulos desde 2018, o time paulista ganhou em 2018, 2022 e 2023, e o Rubro-Negro em 2019 e 2020. E este ano, com o final do primeiro turno da competição, o Cruzeiro aparece como a principal equipe que possui condições de quebrar essa hegemonia, assim como fizeram Atlético-MG em 2021 e Botafogo em 2024. 

Fase do time mineiro 

Mesmo com a queda de rendimento nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, com somente uma vitória nas últimas quatro partidas e duas derrotas no Mineirão, o time mineiro encerrou o primeiro turno do campeonato com 37 pontos, e com o terceiro melhor aproveitamento, ocupando o segundo lugar da tabela, porém, os favoritos continuam sendo o Flamengo e Palmeiras, que possuem jogos atrasados. 


Matheus Henrique no jogo contra o Santos
Matheus Henrique no jogo contra o Santos (Foto: reprodução/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro que é comandado por Leonardo Jardim, vem demonstrado um futebol de muita intensidade, com marcação forte na saída de bola adversária, e com um aproveitamento bom nas chances de gol criadas. O time conta com o artilheiro do Brasileirão, que é o Kaio Jorge, com 13 gols, e ainda conta com o segundo melhor ataque, com 31 gols, e a terceira melhor defesa, com 13 gols sofridos. O goleiro Cássio vem sendo um dos destaques do elenco, que há seis jogos não sofre gol fora de casa. 

Treinador fala do desempenho do Cruzeiro 

Leonardo Jardim tinha estabelecido uma meta, que era encerrar o primeiro turno com 40 pontos, porém, a derrota para o Santos impediu que o time chegasse a essa marca. Mesmo assim, o treinador considerou os 37 pontos conquistados um bom número e projeta um returno mais folgado. 

O treinador afirmou que o percentual de partidas por semana irá diminuir consideravelmente, e que não ai ter nessa temporada nenhum mês como o que passo, passaram dois meses em que o time tinha oito ou nove jogos por mês. Isto vai ajudar na recuperação dos jogadores, para eles chegarem mais inteiros nos jogos. 

 A pontuação do time no primeiro turno foi a terceira melhor do Cruzeiro em Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 times, desde 2006. A campanha só fica atrás das campanhas vitoriosas de 2013 e 2014, que tiveram 40 e 43 pontos, respectivamente, na primeira metade da competição. 

Mais notícias