Dorival Jr. faz convocação para próximos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa

Técnico já tem sua lista para compor o elenco nas Eliminatórias contra Venezuela e Uruguai em novembro; as convocações causaram desfalques em alguns clubes em meio a finais de campeonato

Camila Pazini Por Camila Pazini
4 min de leitura
Foto de destaque: Dorival Jr. durante anúncio das convocações para as Eliminatórias na sede da CBF (Reprodução/Mauro Pimentel/ AFP/Getty Images Embed)

Dorival Jr. revelou suas escolhas de jogadores que irão compor o elenco e brigar pela vaga na Copa do Mundo de 2026. A convocação aconteceu nesta sexta-feira (1º), na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Os próximos jogos eliminatórios contra Venezuela e Uruguai acontecem nas próximas semanas e, enquanto Vini Jr. volta a vestir a camisa verde e amarela, Endrick está fora da lista.

Elenco convocado

A seleção passou sufoco no começo das eliminatórias, perdendo sua posição para o Chile e o Peru e conseguindo apenas 6 pontos. Atualmente com apenas 6 pontos a menos que a Argentina, líder da tabela, a equipe brasileira precisa se empenhar para conquistar a vaga da Copa. Enquanto Vini Jr. volta ao elenco, após um processo de recuperação devido a uma lesão cervical, Endrick está fora da lista. Segundo o técnico, se trata de falta de sintonia e até expôs sua opinião sobre o momento atual do centroavante do Real Madrid. 


Dorival Jr. durante anúncio de convocador para as Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 (Foto: reprodução/Mauro Pimentel/AFP/Getty Images Embed)


Nós temos várias decisões tomadas, levadas até poucos momentos antes de vocês receberem a lista final. Alguns nomes importantes ficaram fora, como o Endrick, por exemplo. (…) Endrick foi um jogador fundamental em alguns jogos, vinha tendo uma boa resposta. Ele está hoje em um momento de transição, vivendo um processo natural, tudo isso demanda tempo. As portas não estão fechadas ao Endrick, pelo contrário. Tudo é questão de que ele também volte a se recolocar dentro do seu clube, com calma e paciência para reconquistar seu espaço’’, revelou Dorival. 

Com a data Fifa cada vez mais próxima, assim como os próximos jogos eliminatórios e decisivos, o técnico Dorival Jr. trouxe algumas surpresas para as convocações, como Murilo, atual Nottingham Forest, que estreia nos campos com a camiseta verde e amarela. A equipe está na quarta posição, para subir na tabela de classificações, Dorival também convocou Militão (Real Madrid) para a zaga, Paquetá (West Ham) no meio-campo, Bento (Al-Nassr) na defesa e Guilherme Arana (Atlético-MG) na lateral. 

Desfalques nos clubes brasileiros

A alegria de representar o país nos campos está sendo dividida com a dúvida de substituições de última hora. As convocações para os jogos eliminatórios acabou causando desfalques importantes nos clubes brasileiros em meio às finais de Campeonato da temporada. Entre os clubes com jogadores convocados está o Botafogo, atual líder da competição, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. 


Raphinha, rambém convocado para os próximos jogos, comemorando gol contra o Peru nas eliminatórias da Copa do Mundo 2026 (Foto: reprodução/Mateus Bonomi/Anadolu/Getty Images Embed)


Com a data da 34ª partida do Campeonato Brasileiro já fincada em 20 de novembro, os clubes terão que encontrar alternativas à altura e dificilmente não terão desfalques, já que os jogos das eliminatórias contra a Venezuela e Uruguai serão nos dias 14 e 19, respectivamente.

Sair da versão mobile