Dorival Júnior revela tática ousada exigida dos atacantes da seleção brasileira

Técnico deu entrevista na véspera do confronto entre a seleção brasileira contra a peruana nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

Camila Pazini Por Camila Pazini
2 min de leitura
Foto de destaque: Dorival Júnior em coletiva antes do jogo do Brasil contra o Peru (Reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images Embed)

Dorival Júnior concedeu entrevistas em uma coletiva que ocorreu nesta terça-feira (15), às vésperas do confronto eliminatório entre a seleção e o Peru. O atual técnico comentou sobre a importância de táticas mais ousadas para as posições ofensivas e que são exigidas para os jogadores em situações decisivas, como a que está prestes a acontecer.

Movimento para criar oportunidades

Dorival Júnior é um dos maiores defensores de uma tática que chama de trabalho sujo, movimento que busca furar a defensiva do adversário. A tática já era utilizada pela seleção brasileira anteriormente, mas sob o comando do técnico virou uma exigência para reverter o cenário em situações decisivas. 

Precisamos de movimento fundamental: o movimento sujo. Ataques na última linha adversária, provocando movimentos de três, cinco, dez passes atrás e abertura frontal ao movimento de linha para facilitar quem tem a bola nos pés,” opinou o técnico após o empate na estreia com a Costa Rica.


Foto: Seleção brasileira na partida contra o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 (Foto: reprodução/Marcelo Hernandez/Getty Images Embed)


A técnica ganhou destaque nas falas concedidas em coletiva pelo técnico, que avalia que a equipe ainda pode melhorar e utilizar mais esses movimentos de infiltração para desorganizar a defesa adversária e criar oportunidades para marcar um gol. Essa tática pode ser observada, inclusive, na última partida contra o Chile em um lance entre Raphinha e Savinho, que acabaram em uma goleada. 

Expectativas para a próxima partida

 A seleção brasileira disputa pelo título da qualificatória da Copa do Mundo de 2026 e, no momento, está na quarta posição, bem perto em pontos da seleção argentina, que segue na liderança com 19 pontos. 

As táticas ousadas citadas pelo técnico podem auxiliar o time a obter mais vantagem na partida eliminatória que acontece hoje no estádio Mané Garrincha, às 21h45. A partida será transmitida pela TV Globo e pelo SporTV. 

Sair da versão mobile