Nesta quinta-feira (10), o Brasil entra em campo para enfrentar o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Para o jogo, o técnico Dorival Júnior segue o plano para alcançar os três pontos fora de casa: atacar com intensidade mantendo a posse de bola.
Com o mau desempenho nos últimos jogos, a Seleção Brasileira precisa vencer o jogo contra o Chile para garantir a posição na zona classificatória para a Copa do Mundo de 2026. Atualmente, o Brasil ocupa atualmente o quinto lugar com dez pontos, atrás do Equador, Uruguai, Colômbia e Argentina. O Chile está na nona posição com cinco pontos.
Ofensividade no ataque
A aposta de Dorival está no quarteto de ataque com Igor, Jesus, Rodrygo, Raphinha e Savinho. A estratégia é pressionar a defesa do Chile, criando espaços no meio de campo para criar oportunidades de gol.
Segundo o técnico, o time possui dificuldades para trabalhar nos momentos decisivos do ataque, mas conta com a capacidade dos jogadores de tomarem rápidas decisões e realizarem jogadas individuais com improviso.
O treinador também disse que a comissão técnica tem a responsabilidade de estimular e fazer o time chegar no “último terço”, mas que mesmo com movimentos combinados, os jogadores precisam ter liberdade para decidir o melhor no momento da jogada.
Trabalhamos isso, existem movimentos combinados. O que vão executar vai da cabeça de cada um. (…) Se não quiserem executar ou não enxergarem possibilidade, precisam gerar jogadas individuais – afirmou Dorival.
Desempenho nos últimos jogos
Nos últimos dois jogos da Seleção Brasileira, Dorival e os jogadores foram criticados pela torcida pelo mal desempenho do time na vitória contra o Equador por 1 a 0 e na derrota para o Paraguai por 1 a 0. O técnico falou que para o jogo, o time precisará saber o que fazer quando estiver na defesa, para não cometer os erros das últimas partidas.
“Agora, uma partida se decide naturalmente em detalhes que às vezes fogem ao controle de quem esteja fora de campo, mas que são fundamentais. Esses detalhes precisam estar alerta na cabeça de cada um que vá para dentro, tentando fazer o seu melhor e, coletivamente, que nós possamos fazer um jogo bem superior àquilo que nós apresentamos anteriormente”, declarou Dorival
A provável escalação da Seleção Brasileira para a partida contra o Cilhe às 21h (de Brasília) será: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; André e Lucas Paquetá; Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus. Na sequência das Eliminatórias, o Brasil enfrentará o Peru na próxima terça-feira (15).