Éder Militão sofre lesão que o deixa fora dos jogos do Real Madrid por 4 meses

Previsão de retorno do Eder Militão é somente para abril de 2026; Copa do Mundo começa em junho e lesão pode deixar o zagueiro de fora dela

08 dez, 2025
Éder Militão saindo de campo após sofrer lesão | Reprodução/Getty Images Embed/Denis Doyle
Éder Militão saindo de campo após sofrer lesão | Reprodução/Getty Images Embed/Denis Doyle

No domingo (7), o Real Madrid perdeu em seu estádio, o Bernabéu, por 0 a 2 para o Celta de Vigo. Além da derrota, o time merengue viu o zagueiro brasileiro e titular da equipe, Éder Militão, sofrer uma lesão grave. O clube anunciou que Militão sofreu uma ruptura no músculo bíceps femoral da perna esquerda, com danos no tendão, o que deve afastar o jogador dos gramados por cerca de quatro meses.

A partida foi válida pelo Campeonato Espanhol, a LaLiga. Era a 16ª rodada, e a derrota foi dura para o Los Blancos. O Real Madrid, que briga pelo título, permanece na 2ª colocação, com 36 pontos, e vê o rival Barcelona, líder da competição com 40 pontos, abrir uma vantagem de quatro pontos.

Lesão de Éder Militão

Éder Militão precisou deixar o campo após sentir fortes dores, aos 24 minutos do primeiro tempo da partida contra o Celta de Vigo. O técnico Xavi Alonso colocou o zagueiro alemão Rüdiger em seu lugar. Ainda assim, o time merengue acabou derrotado por 2 a 0 e sentiu bastante a ausência do zagueiro brasileiro.


 

Informações médicas do Real Madrid sobre o zagueiro Éder Militão (Mídia: reprodução/X/@realmadrid)


Após a partida, o departamento de serviços médicos do Real Madrid realizou exames em Éder Militão e constatou a ruptura no músculo bíceps femoral da perna esquerda, com danos no tendão. A previsão é que o zagueiro brasileiro volte a jogar e esteja em plenas condições físicas somente em abril de 2026.

Com isso, Militão deve perder o restante da temporada do Real Madrid. Além de ser peça fundamental para o seu clube, o zagueiro também é um dos nomes importantes da Seleção Brasileira, comandada por Carlo Ancelotti. Nela, Éder Militão pode atuar tanto como zagueiro quanto como um possível lateral direito mais defensivo.

A principal preocupação da Seleção é em relação à Copa do Mundo de 2026, que tem início em junho, cerca de um mês após a previsão de recuperação do jogador.

Histórico de lesões do Éder Militão no Real Madrid 

Grande parte da mídia e dos torcedores concordam que Éder Militão, quando está saudável, é um dos melhores zagueiros do Real Madrid e, sem dúvidas, titular da equipe na posição. No entanto, desde a sua chegada ao clube merengue, em 2019, o zagueiro sofre com algumas lesões. Em setembro de 2020, Militão apresentou problemas físicos e ficou afastado por cerca de um mês. No mesmo ano, acabou contraindo o vírus da Covid-19 e permaneceu fora por mais 15 dias.

Em 2021, sofreu um desconforto físico que o afastou dos gramados por aproximadamente três semanas. Já em 2022, teve uma lesão na coxa, ficando fora por cerca de 10 dias.


Post do Éder Militão fazendo gol pelo Real Madrid (Vídeo: Reprodução/Instagram/@edermilitao)


Em fevereiro de 2023, Militão sofreu uma lesão muscular leve que o tirou dos gramados por uma semana — até então, suas lesões eram consideradas leves ou moderadas. Porém, em agosto do mesmo ano, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, uma lesão grave que o deixou fora por sete meses.

Em 2024, após voltar, teve alguns problemas musculares que o afastaram por aproximadamente 17 dias. No final do ano, entretanto, sofreu outra grave lesão: ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, associada a lesão de menisco. Militão ficou cerca de oito meses sem jogar, se recuperando. Seguinte ao retorno, ele acabou sofrendo mais uma lesão grave, que pode afetar seu futuro — tanto para disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira quanto para manter sua condição de titular como zagueiro do Real Madrid.

Mais notícias