Endrick e Estêvão surgem entre os dez jovens mais valiosos do futebol mundial
Dois dos jovens mais badalados do futebol brasileiro, Endrick e Estevão saíram da base do Palmeiras para buscar oportunidades em grandes times europeus
Endrick e Estêvão | Reprodução/Getty Images Embed/Nelson Almeida
O CIES Football Observatory (Observatório do Futebol) revelou nesta quinta-feira o ranking dos jovens jogadores mais valiosos do planeta com menos de 20 anos. No topo da lista, com ampla vantagem, está Lamine Yamal, cujo valor de mercado é estimado em 349,6 milhões de euros. O Brasil também marca presença entre os dez primeiros colocados, com dois representantes. Os atacantes brasileiros Estêvão e Endrick aparecem entre os dez jovens jogadores mais valiosos do planeta.
Ranking recheado de jovens estrelas
A lista inclui apenas jogadores que ainda não completaram 20 anos. Entre os brasileiros, quem aparece em melhor posição é Estêvão, do Chelsea. Revelado pelo Palmeiras, o jovem ocupa o segundo lugar no ranking, com valor de mercado calculado em 118,1 milhões de euros. Aos 18 anos, ele rapidamente se firmou como uma das principais peças do time inglês, acumulando quatro gols e uma assistência em 15 partidas.
Segundo jovem mais valioso do mundo, Estevão marcou gol na rodada da Champions dessa semana (Vídeo: Reprodução/Youtube/TNT Sports)
Outro representante do Brasil entre os dez primeiros é Endrick, do Real Madrid, que figura na nona colocação, avaliado em 73,2 milhões de euros. Apesar de ter perdido espaço no elenco merengue, o atacante de 19 anos ainda mantém alta valorização segundo o CIES Football Observatory. Na atual temporada 2025/26, ele entrou em campo apenas uma vez, atuando a partir dos 34 minutos na vitória por 4 a 0 sobre o Valencia, no último domingo.
O terceiro da lista é outro jogador do Barcelona, Pau Cubarsí. O promissor zagueiro evoluiu bastante sob o comando do treinador Hansi Flick na última temporada e está avaliado em 113 milhões de euros.
O restante dos jogadores do Top 10 são: Franco Mastantuono (Real Madrid), Zaire-Emery (PSG), Ethan Nwaneri (Arsenal), Myles Lewis-Skelly (Arsenal), Geovany Quenda (Sporting) e Lucas Bergvall (Tottenham).
Posições dos brasileiros
O meio-campista Pedrinho, revelado pelo Corinthians e atualmente defendendo o Zenit, aparece como o próximo brasileiro mais bem posicionado no ranking, ocupando a 30ª colocação, com valor estimado em 29,6 milhões de euros. Alguns jogadores que atuam no futebol e estão bem posicionados são o argentino Montoro, do Botafogo, surge em 43º lugar, avaliado em 26,5 milhões de euros e Rayan, atacante do Vasco, figura na 48ª posição, com preço de mercado calculado em 25,3 milhões de euros. Outros jovens brasileiros também aparecem entre os 113 nomes da lista são: Kauã Elias, ex-Fluminense; Vitor Reis, ex-Palmeiras; William Gomes, ex-São Paulo; Ricardo Mathias, do Internacional e Gui Negão, do Corinthians.