Felipe Melo recebe suspensão do STJD por empurrar assessor

Yuri Messias Por Yuri Messias
3 min de leitura
Felipe Melo comemorando (reprodução/X/@FluminenseStuff)

Por maioria dos votos, o atleta Felipe Melo foi punido com um jogo de suspensão pela 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em julgamento realizado nesta quarta-feira (3). O caso em questão aconteceu no dia 15 de junho, durante partida entre Fluminense e Atlético-GO, no Maracanã.

Julgamento

Inicialmente, Felipe Melo foi denunciado nos artigos 254-A e 257 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo 254-A prevê punições para agressão física durante a partida, com penas que variam de 4 a 12 partidas de suspensão. Já o artigo 257 trata de participação em rixa, conflito ou tumulto, com suspensões de 2 a 10 partidas. No entanto, após uma revisão dos fatos apresentados durante o julgamento, a comissão decidiu reclassificar a denúncia para o artigo 250, que abrange empurrões acintosos fora da disputa da jogada. Este artigo tem uma punição branda, variando de uma a três partidas de suspensão, refletindo a natureza menos grave do incidente comparado às infrações originalmente denunciadas.


Alvaro de Castro, Assessor de Comunicação do Atlético-GO (reprodução/site oficial do clube)

Além da punição ao zagueiro do tricolor, o assessor de imprensa do Atlético-GO, Álvaro de Castro, também foi sancionado. Ele foi suspenso por 15 dias e enquadrado no artigo 258-B do CBJD, que trata da invasão de local destinado à equipe de arbitragem ou do campo de jogo, resultando em uma suspensão de uma a três partidas. A defesa do Atlético-GO, representada pelo advogado Filipe Oliveira, manifestou indignação com a decisão, argumentando que houve uma “inversão de valores” no julgamento, pois consideram que a atitude de Felipe Melo foi mais acintosa do que a do funcionário do clube.


Felipe Melo empurra assessor (Reprodução/YouTube/UOL Esporte
UOL Esporte)

Relembre o caso

A confusão ocorreu após o gol da vitória do Atlético-GO, marcado por Mateo Zuleta nos acréscimos do segundo tempo. Álvaro de Castro, assessor do Atlético-GO, comemorou dentro de campo, em frente ao banco de reservas do Fluminense. Felipe Melo, que estava no banco, levantou-se e empurrou o assessor, gerando uma confusão generalizada. Jogadores e membros das comissões técnicas de ambos os times se envolveram no tumulto, que precisou ser contido. O jogo foi encerrado logo em seguida, e o assessor registrou um Boletim de Ocorrência contra o jogador do Fluminense, o que adicionou uma dimensão legal ao incidente esportivo.

Felipe Melo se recupera de lesão na panturrilha esquerda e não tem previsão de retorno.

Seguir
Estudante de jornalismo de 25 anos e natural de São Gonçalo/RJ. Apaixonado por histórias e pelo poder que elas têm de refletir o presente.
Deixe um comentário

Deixe um comentário