A temporada 2024 da Fórmula 1 está chegando ao final, restam somente mais três corridas pela frente, porém, a Ferrari já está pensando em como irá abrir 2025, com Lewis Hamilton no carro para um período de aclimatação. Mesmo antes de pegar o no carro, o britânico provavelmente ira ter um gosto de andar de vermelho.
Estreia do Hamilton pela Ferrari
De acordo com Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, o plano para os momentos iniciais é aproveitar um ou dois dias de testes com carros antigos, para que o heptacampeão tenha uma maior compreensão de como o sistema da Ferrari funciona antes dos testes da pré-temporada, que acontece no Bahrein no mês de fevereiro.
A Fórmula 1 estipula que estes testes devem ser conduzidos com os carros das três temporadas anteriores. Em resumo, para os testes de 2024, as equipes poderão testar os carros de 2020, 2021 e 2022.
Segundo a revista inglesa Autosport, o carro da temporada de 2022 é o favorito para os primeiros testes de Hamilton na Scuderia italiana. Uma vez que, este foi operado em testes ao longo deste último ano e, além de ter sido o melhor carro italiano com as novas regras. Como testes da Ferrari naturalmente acontecem, a expectativa é que seja na pista particular de Fiorano, ao lado da fábrica de Maranello.
Fala de Vasseur
O chefe de equipe italiano falou: “não sei se ele vai precisar de muitas horas de aclimatação. É experiente o bastante para ser rápido logo no primeiro dia ou, ao menos, muito rapidamente. Temos um ou dois dias de testes de carros anteriores, além dos testes de pré-temporada no Bahrein, e isso será o bastante”.
Vasseur ainda reconheceu que parte da equipe já trabalha pensando e planejando a próxima temporada, porém, o tome que cuida das corridas ainda não. Ele finalizou: “certamente já temos parte da equipe concentrada em 2025, no plano de testes, comunicação e daí por diante, com Lewis sendo parte disso. Mas ainda não está na cabeça da equipe que toca as corridas e nem a minha.“
A partir da temporada de 2025, Lewis Hamilton irá ser piloto da Ferrari e terá Charles Leclerc como companheiro de equipe.
A Fórmula 1 volta para as pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois dessa etapa, irão restar somente duas corridas, uma no Catar e a última em Abu Dhabi.