FIFA irá anunciar nessa terça o vencedor do prêmio The Best

O brasileiro Vinicius Júnior é o favorito a levar o prêmio de melhor jogador

4 min de leitura
Vinícius Junior
Foto Destaque: Vinícius Junior em campo (Reprodução/Instagram/@vinijr)

A Fifa revelará nesta terça-feira, em um jantar de gala na Academia Aspire, em Doha, no Catar, os vencedores do prêmio The Best. A entidade anunciou que o anúncio dos ganhadores será realizado de forma digital, destacando a modernidade do evento.

Favoritismo de Vini Jr.

O brasileiro Vinícius Júnior desponta como favorito ao título de melhor jogador do mundo. Ele concorre ao lado de Lionel Messi, do Inter Miami, e Rodri, do Manchester City, vencedor da última Bola de Ouro. Entre as mulheres, Marta disputa o prêmio de gol mais bonito no futebol feminino, que leva o seu nome em uma homenagem inédita para 2024.


Indicados ao prêmio FIFA The Best (Foto: reprodução/Instagram/@fifaworldcup)

A cerimônia acontece na véspera da final da Copa Intercontinental, que será disputada entre Real Madrid e Pachuca, também em Doha, às 14h desta quarta-feira. Vini Jr., que estará presente na decisão, é um dos indicados, assim como Kylian Mbappé. Já Carvajal, outro jogador do Real Madrid, está fora por lesão.

Polêmica nas edições anteriores

A edição anterior do The Best gerou controvérsias ao premiar Lionel Messi como melhor jogador de 2023, mesmo com sua participação discreta no Inter Miami e na seleção argentina. Em 2024, a premiação adota o novo nome “Fifa Awards”. Além do prêmio principal, será anunciado o “Time do Ano”, com destaque para jogadores brasileiros. Germán Cano, Ganso e Nino, do Fluminense, aparecem entre os indicados após brilharem na conquista da Libertadores de 2023. Almada, do Botafogo, também está na disputa entre os meio-campistas, após vencer a Libertadores de 2024.

Os prêmios da Fifa consideram o desempenho dos atletas entre junho de 2023 e maio de 2024, período correspondente à temporada europeia. Entre os brasileiros, além de Vinícius Júnior e Rodrygo, estão na lista Ederson (goleiro), Dante, Bremer e Gabriel Magalhães (zagueiros). No futebol feminino, as indicadas são Lorena (goleira), Rafaelle e Tarciane (zagueiras), Portillo (meia), Kerolin e Adriana (atacantes).

Uma das grandes novidades deste ano é o Prêmio Marta, equivalente feminino do Prêmio Puskás. Marta concorre com um gol marcado na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre a Jamaica, em junho de 2024. Já no Fifa Fan Award, que premia o torcedor do ano, o destaque é Guilherme Gandra Moura, de oito anos. Portador de epidermólise bolhosa, o menino emocionou o Brasil ao acordar de um coma em 2023. Sua paixão pelo Vasco da Gama e sua relação com Gabriel Pec, que o visitou no hospital, o tornaram uma inspiração. Guilherme participou até do anúncio da transferência de Pec para o LA Galaxy, reforçando seu vínculo com o clube.

Desde sua criação em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo passou por evoluções. Hoje, a cerimônia também reconhece o melhor técnico, goleiro e outros destaques do futebol. A escolha é feita por um colégio eleitoral que inclui técnicos, capitães de seleções, jornalistas e votos populares, cada grupo com peso de 25%. Assim, o Fifa Awards reafirma sua relevância como celebração global do futebol.

Sair da versão mobile